O Museu Dela: Yayoi Kusama

Não há dúvida que ela merece um museu só para ela. Aos 89 anos, Yayoi Kusama, artista plástica japonesa  e estrela internacional, inaugura neste domingo um museu para abrigar suas obras em Tóquio. Com bolinhas para todos os lados – literalmente – até nos banheiros do museu, o ambiente foi criado de forma que a identidade visual da artista ficasse bem presente e marcada. Localizado no bairro Shunjuku-ku na capital japonesa, o museu fica bem perto do atelier da artista e também do hospital psiquiátrico onde ela vive desde que se internou voluntariamente em 1977.

O modernoso edifício branco que abriga o museu tem cinco andares e foi projetado pelo arquiteto Kume Sekkei em 2014. Desde então, curiosos que passam pelo local espiam pelas janelas obras da artista japonesa, se perguntando que lugar é aquele. Até que finalmente a imprensa japonesa confirmou (só em 2017!) a finalidade do espaço.

O diretor do museu, Akira Tatehata, é também presidente da universidade Tama, de belas artes, e diretor do museu de arte moderna de Saitama. Ele conta que o museu terá duas exposições temáticas a cada ano, além de um andar inteiro dedicado aos famosos e populares “salões infinitos” criados por Yayoi, entre outras instalações. O último andar servirá como acervo e também biblioteca.

A primeira exposição, que será inaugurada neste domingo junto com o museu, é chamada “A criação é uma busca solitária: o amor é o que nos aproxima da arte”. Nela, obras recentes de Yayoi chamadas “Minha alma eterna”, pintadas especialmente para a inauguração, estarão expostas.

Para visitar o museu, é necessário comprar ingressos com horário marcado, uma recomendação que já antecipa as filas quilométricas que surgirão de locais e turistas querendo visitar a meca das bolinhas. Uma recente exposição de Yayoi em Washington recebeu um volume tão impressionante de visitantes que um turista publicou um irônico “guia de sobrevivência” para ajudar as pessoas que sofriam nas enormes filas.

O Yayoi Kusama Museum  fica na 107 Bentencho Shinjuku-ku, em Tóquio. A venda antecipada de ingressos é feita através deste site.