Sob o Holofote

O escritório carioca LD Studio recebeu dois prêmios internacionais Darc Awards esse mês pelo projeto de iluminação dos guindastes do Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Para quem não conhece, o Darc é considerado o “Oscar” do mercado de iluminação – ou lighting design. A arquiteta Mônica Lobo foi a Londres receber os prêmios nas categorias “Low Budget” e “Best of the Best”, concorrendo com pesos pesados da iluminação global.

A iluminação dos guindastes do Píer Mauá, by LD Studio

Prêmios Darc Awards recebidos por Mônica Lobo em Londres

A outra novidade, é que o escritório premiado, comandado por Mônica e sua sócia Daniele Valle, será também uma grande estrela na Casa Cor Rio 2017, iluminando os espaços dos arquitetos: Joy Garrido, Ivan Rezende, Guto Indio da Costa e Bel Lobo. Além disso, também será responsável pela intervenção da fachada do edifício Aqwa Corporate, sede do evento no Porto Maravilha.

A LD Studio comemora este ano 20 anos de escritório, trabalhando com iluminação de arquitetura em segmentos variados: cultural, corporativo, comercial e residencial. E Mônica, que foi uma das fundadoras do escritório, faz parte hoje do board da entidade internacional International Association of Lighting Designers. Além de também ser uma das fundadoras da AsBAI, Associação Brasileira de arquitetos de iluminação e membro profissional.

A longa carreira de prêmios não é de hoje, desde 2000, o escritório começou a colecionar prêmios, o prêmio de excelência em iluminação de interiores pelo projeto de iluminação da igreja da Lapa dos Mercadores, dado pelo IESNA Illuminating Engineering Society of North America. Em 2006, foram duplamente premiadas pelo projeto de iluminação da igreja da Pampulha; prêmio de excelência em iluminação de interiores IESNA e prêmio de mérito dado pelo IALD International Association of Lighting Designers.

Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte

E 2017 não foi só marcado pelo Darc Awards, Monica e Daniele receberam outra vez o prêmio IESNA de excelência pelo projeto de iluminação do Museu do Amanhã.

Museu do Amanhã, Porto Maravilha

São vários os locais que nós cariocas visitamos e transitamos com projetos de iluminação da LD Studio, como o Theatro Municipal, o restaurante Nosso, o shopping Rio Design Leblon e a área Gourmet do Shopping Leblon.

Restaurante Nosso, em Ipanema

E o mais legal é que o Brasil não é o limite para essa turma competente, assinando projetos também na Colômbia, no Peru, na Ilha Victoria, British Columbia/ Canadá.