Lisboa: Mil em Um

Macarons da Ladurée, pratos do chef António Bóia, livros da editora Assouline, uma mercearia gourmet e as marcas de luxo da Fashion Clinic, tudo isso no mesmo espaço. Estamos falando da JNcQOUI, que inaugurou em abril na Avenida da Liberdade, em Lisboa, e já virou point da capital portuguesa. Inspirado na expressão francesa “je ne sais quoi”, o espaço é o mais recente projeto do grupo Amorim Luxury.

O projeto do espaço-conceito é do arquiteto catalão Lázaro Rosa-Violán, que compôs um ambiente moderno e luminoso ao lado da decoração clássica esperada por marcas como a casa de chá e macarons franceses Ladurée. Entre os acertos do projeto, o arquiteto optou por manter alguns dos frescos que faziam parte do edifício tradicional português, do icônico Teatro Tivoli.

Logo na entrada fica a primeira loja da Ladurée em Lisboa. Ao lado, o Delibar, com um ondulado balcão central, com capacidade para 42 pessoas, onde se servem refeições mais leves, como ceviche de garoupa, carpaccio de bacalhau fumado ou ovas de salmão com blinis e crème fraiche. Mais a frente ficam a mercearia e adega, com queijos, charcutaria, azeites, vinagres balsâmicos, um recanto dedicado a produtos feitos com trufa e dezenas de referências de vinho, entre outros produtos de marcas nacionais e internacionais. Numa sala climatizada, ficam os vinhos de edições especiais e raras, onde serão realizadas provas especiais. É possível tomar uma excelente garrafa de 18 euros -ou uma de 500 euros- no mesmo balcão do Delibar, uma proposta que agrada todos os bolsos.

O restaurante está localizado no primeiro piso, com uma réplica de tamanho real de um dinossauro como principal elemento decorativo, entre frescos antigos nas paredes e tons neutros no mobiliário. A cozinha é liderada pelo chef António Bóia, que traz ao JNcQOUI uma cardápio composto por reinterpretações de pratos clássicos portugueses e internacionais. Entre as opções: plumas de porco ibérico, chuletón de Leon, frango do campo recheado ou bacalhau meia cura.

Já no piso inferior fica a loja da Fashion Clinic, dedicada a roupa e acessórios masculinos de várias marcas de luxo internacionais, como Valentino, Tom Ford, Dior, Givenchy, Gucci, Louboutin e Balenciaga.

O projeto integra ainda um corner de livros da editora Assouline, repleto de títulos de arte, arquitetura, design, fotografia, moda e viagens.

O sucesso tem sido tamanho que o Grupo Amorim Luxury está buscando locais para abrir outras unidades da JNcQOUI em Lisboa e também no Porto e no Algarve.

O espaço-conceito JNcQOUI fica na Avenida Liberdade 182-184, em Lisboa – Portugal.