IDA 2017

A quarta edição da IDA – Feira de Design do Rio- inaugura hoje para convidados e amanhã para o público. Desde seu início, caminha em paralelo à ArtRio como um galpão anexo, facilitando a visitação dos interessados por arte e design. Desta vez, ambas as feiras acontecem em um novo endereço: a Marina da Glória, celebrando mais um dos cartões postais do Rio.

Com foco no design colecionável, uma tendência mundial, a IDA celebra o design brasileiro, que já é referência no mercado há mais de quatro décadas. É a primeira feira dedicada ao design autoral da cidade, e tem como objetivo não apenas satisfazer a demanda de uma feira de design, mas também abastecer o mercado com conteúdo de alta qualidade dos maiores nomes do segmento.

Mais do que uma plataforma, a cada edição a feira busca incentivar novas oportunidades de negócios, promover um conteúdo e programação artística, formar público e incentivar a criação de novas coleções.

Confira alguns dos destaques dessa edição da IDA:

JOIA BRASIL

O Joia Brasil é um projeto criado por Anna Clara Tenenbaum para promover a joalheria brasileira. Tem o design como elemento fundamental, unindo os conceitos de moda, beleza, arte e negócios. Em sua terceira participação na IDA, o Joia Brasil apresenta a sua 18ª edição, com os designers Amora C. J. by Bruna Torres, Atelier Mourão (Elisa Kalume, J. P. Vellaco, Paula Mourão e Studio Adriana Valente), Carla Buaiz, Gaby Niskier, Isabella Escudero, La Mer Resort, Mabo, Marcelo Novaes, Milam Studio, Munique Polido, TRIO Joias, VOA, Yara Figueiredo e Yrys Albuquerque.

STUDIO ZANINI

A arquitetura colonial brasileira é a referência para uma série de móveis e objetos únicos e seriados apresentada pelo Atelier Zanini de Zanine na IDA 2017. Produzidos através do processo de carpintaria em madeiras de demolição, eles são baseados em elementos geométricos derivados da pesquisa de encaixes e fixações utilizadas naquele período histórico.

Linha TUBOS: peças únicas derivadas de estudos estéticos para encaixes de móveis produzidos pelo Atelier.

NOVO AMBIENTE

A Novo Ambiente marca presença na quarta edição da IDA em parceria com o designer gaúcho Guilherme Wentz. Na ocasião, o designer convidado apresenta uma exposição leve e poética de sua primeira coleção de edição limitada, através de sua marca autoral “Wentz”. A linha é composta por quatro vasos solitários de prata, com inspiração na estética das próprias plantas, em versões de mesa e parede. Os vasos foram criados a partir de tubos de metal trabalhados como se fossem materiais orgânicos, como caules de plantas ou pedaços de bambu.  O uso da folha solitária se tornou uma constante no trabalho de Wentz, que usa o elemento como um ícone da simplicidade e inspiração natural que guia seu trabalho. A proposta das novas peças é criar suportes para que as plantas ganhem status de objetos de contemplação.

linha Wentz

ESTUDIO MANECO QUINDERÉ

Para esta edição da IDA, o lighting designer Maneco Quinderé criou 10 objetos luminosos em formato de cães, criando várias variações de luz sobre os objetos.

A IDA acontece a partir de hoje para convidados e amanhã para o público até o dia 17 de setembro, na Marina da Glória.