Design from Brazil

Funcionalidade nas obras de arte e a utilização além da estética no mobiliário. O resultado é a Beautility – uma exposição promovida pelos brasileiros Gisela Bentes Simas, Jader Almeida, Julia Miranda e Luiz Aquila na Embaixada do Brasil em Londres, durante o London Design Festival (18 – 28 de setembro). A proposta dos designers e artistas plásticos é celebrar o encontro do belo com o útil, apresentando trabalhos que sugerem um sentido para a arte que transcende a beleza e um visual para objetos utilitários que sustentam uma vida com prazer.

Um dos mais cotados eventos de design no mundo, realizado todos os anos em setembro, o London Design Festival acontece por toda a cidade, com estúdios e lojas de design hospedando exposições e lançando suas novas coleções e instituições promovendo painéis, conferências e workshops.

Cada obra em cartaz na Beautility suscita curiosidade sobre o papel do design e da beleza artística em nossas vidas. Das peças icônicas do designer Jader Almeida, incluindo a cadeira Mia Chair para SOLLOS, vencedora do Red Dot Design Award 2017, às vibrantes pinturas do mestre brasileiro Luiz Aquila, na vanguarda da arte contemporânea brasileira há 50 anos. A exposição também apresenta as obras narrativas da artista anglo-brasileira Julia Miranda, que uniram-se ao mobiliário e iluminação inovadores de Gisela Bentes Simas, fundadora da OPD (Original Practical Design Limited).

Confira um preview do que pode ser visto na Beautility:

Poltrona MAD, por Jader Almeida

Luminária Congonhas, de Gisele Simas

Barcelondris”, por Julia Miranda (2013)

A Pintura e as Antigas Inscrições”, por Luiz Aquila (1997)

A abertura da Beautility acontece na sexta-feira, 15 de setembro, com show da cantora anglo-brasileira Nina Miranda, que originalmente concebeu esse coletivo. Com elementos tirados de seu novo álbum, Nina elaborou uma trilha sonora para completar uma experiência imersiva na mostra, adicionando som aos sentidos de visão e toque trazidos pelos trabalhos expostos.

A mostra Beautility acontece de 18 a 28 de setembro de 2017 na Sala Brasil, que fica na Embaixada do Brasil em Londres (14-16 Cockspur Street).