Waltercio Caldas: Inédito

Desenhos, objetos, imagens e a própria exposição tratados como linguagem. Mais do que uma mostra, “Estados de Imagem”, que o artista Waltercio Caldas inaugurou ontem na Mul.ti.plo Espaço Arte, é uma reflexão surpreendente em torno da importância do desenho. A mostra inclui trabalhos inéditos e recentes – 15 desenhos, três objetos e um múltiplo especialmente concebido para a ocasião. O espaço da galeria, como um gabinete, foi fundamental para acolher essa mostra de caráter intimista e com relações ao mesmo tempo potentes e delicadas ao olhar do espectador.

“Axioma” (2017)

“É uma multiplicidade de obras únicas, onde o público tem a chance de fazer  conexões  poéticas inesperadas. É uma alegria afirmar que esta é uma daquelas poucas mostras que quem se interessa por arte vai querer ver mais de uma vez”, afirma Maneco Muller, diretor da galeria.

“Espelho” (2015)

“Essa série de imagens que tenho produzido talvez seja completamente diferente do que se costuma conhecer como  desenho, na verdade, são objetos de papel. Por isso,  tanto quanto  a seleção das obras , o que me estimula aqui são as  imagens e suas sombras.  Em operações  quase metafísicas,  posso aprofundar a relação que existe entre o que conhecemos  e o que nos  surge repentinamente”, diz Waltercio. “Nestas obras, o assunto dos desenhos  é o próprio desenhar”.

“Vice-Versa” (2017)

Waltercio Caldas é reconhecido pela sua produção artística densa e singular desde os anos de 1970. Um dos protagonistas da arte contemporânea, requisitado para expor nos principais museus e galerias mundo afora, ainda este ano fará duas mostras de esculturas em Paris e Genebra. O artista  trabalha com muito entusiasmo para tratar a complexidade de seu ofício. Avesso à anomalia do universo do espetáculo, à estridência do excesso e ao cortejo dos adjetivos, a atual mostra é prova desse rigor. Convite feito pela galeria, sua decisão de expor se deu no exato instante em que um conjunto significativo de obras tinha o que dizer.

Durante o período da exposição, será lançado o livro “Os Desenhos”, da editora Bei, que, com texto de Lorenzo Mammi, fala  da trajetória dos seus desenhos. É a primeira publicação a refletir sobre a importância do desenho em sua produção artística.

No dia da inauguração, também foi lançado um novo catálogo atualizado com as imagens dos 77 múltiplos do artista Waltercio Caldas.

“Desenho sem título” (2015)

foto 5- “Desenho sem título” (2017)

Fotos: Jaime Acioli

“Estados de Imagem” está em cartaz na Mul.ti.plo Espaço Arte, na Rua Dias Ferreira, 417/sala 206 – Leblon – até 21 de outubro.