Luz, Arte e Ação!

Hoje o A Cor da Casa visita uma instalação artística em um local improvável: uma antiga mina de extração de bauxita e calcário em Baux-de-Provence, na França, usada para exposições que mesclam arte, música e iluminação. O Carrières de Lumières é uma parada imperdível para quem está de férias no sul da França, e é pouco visitada por turistas por ser afastado dos grandes centros. O local abriga exposições anuais que celebram grandes mestres da arte através de instalações com animação. O mais fascinante é que as obras são projetadas nas pedras gigantes da mina, que tem cerca de 14 metros de altura.

No momento está em cartaz uma exposição colorida e delirante, com obras de três pintores do século XVI: Bosch, Brueghel e Arcimboldo. Os trípticos alucinantes do holandês Hieronymus Bosch, as paisagens campestres do flamenco Pieter Bruegel e as imagens humanas compostas por frutas, verduras e flores do italiano Giuseppe Arcimboldo mesclam nessa experiência visual e musical.

Esses três pintores não foram escolhidos à toa: são conhecidos pela imaginação fértil e por representar a vida humana com toda a dualidade de um mundo que oscila entre o bem e o mal. São mais de duas mil imagens projetadas em 700m2 de superfícies rochosas que abordam a vaidade, a natureza efêmera da vida e os prazeres, tentações e vícios da vida.

A visita termina em pleno “Jardim das Delícias Terrenas”, de Bosch, onde o visitante é convidado a participar de uma dança fantasmagórica, ao som de uma música que oscila entre o clássico e o moderno, entre Vivaldi e Led Zeppelin.

No mesmo local, uma exposição permanente recebe visitantes durante o ano inteiro em homenagem a Jean Cocteau, o cineasta que descobriu em 1959 esse local mágico durante a filmagem do filme “ O testamento do Orfeu”. Usada na construção do castelo e do vilarejo, situado no Vale do Inferno, a mina desativada estava esquecida e só começou a sediar exposições no final dos anos 70.

As edições recentes do Carrières de Lumières apresentaram obras de Chagall, Klimt, Monet, Renoir, Gauguin, Van Gogh e tantos outros mestres. Vale conferir o site e mergulhar nessa experiência fascinante que é o mágico mundo da arte.

“Bosch, Brueghel, Arcimboldo: Fantastique et Merveilleux” fica em cartaz até 7 de janeiro de 2018. Clique aqui para saber como chegar no Carrières de Lumières e  aqui  para assistir um video sensacional da exposição.