Cocina y Design

O A Cor da Casa se inspira hoje no projeto novo do restaurante Pujol, na Cidade do México, considerado um dos melhores do mundo. A reforma, feita pelo escritório de arquitetura mexicano JSa durante dois anos, fez com que  o restaurante ficasse com cara de casa. Com um jardim, um pátio e um deque de madeira, o restaurante que já completou 17 anos, mudou completamente de astral. O menu premiado, elaborado pelo chef Enrique Olvera, continua combinando comida de rua mexicana com alta gastronomia. O chef é também o dono do restaurante, e diz que sempre sonhou com esse novo espaço.

O chef Enrique Olvera, dono do premiado Pujol, um dos melhores restaurantes do mundo, na Cidade do México

O novo endereço é no bairro Polanco, conhecido pelo charme e diversidade cultural. Muitas das casas do bairro foram construídas em 1950 inspiradas pelas propriedades do sudeste americano, com grandes jardins e pátios internos. Os arquitetos preservaram essa essência, tão característica do bairro, adicionando detalhes de design e usando materiais locais. Vários elementos da propriedade foram mantidos e adaptados apenas para criar mais espaço para o restaurante. Paredes que criavam barreiras foram derrubadas e tetos falsos foram removidos para abrir espaço para o restaurante.

Os móveis foram desenhados por Micaela de Bernardi e a louça toda criada especialmente por Moisés Hernández. Cada ambiente do restaurante tem uma disposição de móveis diferente, oferecendo opções mais despojadas e outras mais formais. De acordo com os arquitetos, a ideia foi criar um passeio por ambientes diferentes, com iluminação, tamanho e integração adaptadas a a cada espaço. Assim, cada visita ao restaurante vira uma experiência nova e única.

Para quem não conhece a fama do Pujol, é um cozinha que reverencia os ingredientes locais mexicanos, uma tendência global que vemos também no Brasil com as cozinhas de Alex Atala, Roberta Sudbrack, Troigros, Pedro Artagão, Felipe Bronze e tantos outros. Enrique Olvera recebe semanalmente ingredientes de Oaxaca. Fora isso, atrás do restaurante, o chef mantém uma pequena horta e seu pomar é localizado numa fazenda próxima da cidade. O menu do restaurante oferece uma opção de  convidativo, que inclui seis pratos, a la carte e um menu especial só de tacos.

Pujol fica na Rua Tennyson 133, Polanco – Miguel Hidalgo, Cidade do México.