Imersão no Azul

A piscina do Belmond Copacabana Palace encanta seus visitantes desde 1937. Já foi cenário de filme e de recordações históricas como o mergulho da Princesa Diana em uma visita ao Rio. A piscina atravessou décadas com todo o charme e glamour de seus azulejos e forma. Mas, agora, chegou a hora de mudar e continuar brilhando por muitas outras décadas mais. E enquanto está em obras, a fotógrafa carioca Maritza Caneca, eterna apaixonada por piscinas, empresta seu talento fazendo uma instalação de arte para não ficarmos tão saudosos.

“Imersão no Azul” tem curadoria de Vanda Klabin e projeto expográfico da agência de design Tuut. A exposição foi lançada ontem em grande estilo na festa batizada “Empty Pool Party”, para convidados. A instalação conta com um painel de 78 azulejos com impressão de fotos de Maritza. São ampliações de fotos feitas do fundo abstrato da piscina e uma projeção de filme capturado lá dentro. As fotos tiradas da piscina do Copacabana Palace foram ampliadas em diversos suportes, espalhados pelo hotel.

A curadora da exposição, Vanda Klabin, conta ao A Cor da Casa que a ideia surgiu a partir da visita de Andrea Natal, diretora-geral do Belmond Copacabana Palace, à exposição de Maritza Caneca no Paço Imperial no ano passado, que inclusive foi tema de uma matéria aqui no site. Encantada com o que viu, Andrea fez o convite para que Maritza trabalhasse o tema da piscina do hotel durante o período de reformas.

Andrea Natal com Maritza Caneca e Vanda Klabin

A artista e a curadora: Maritza Caneca e Vanda Klabin

Sobre o trabalho de Maritza Caneca, Vanda Klabin escreveu:

Maritza Caneca convoca toda a sua experiência estética para capturar os elementos composicionais da piscina do Belmond Copacabana Palace, e apresenta um mosaico de imagens rítmicas clicadas pelas suas lentes, materializadas em uma imersão de cores e elementos geométricos.    

Seu olhar demarca esse território transbordante de vivências, evocando um núcleo de memórias revestido de lembranças que contém episódios de vida, vestígios de sonhos, devaneios, esperanças e afetos agora consolidados em suas capturas fotográficas. 

Um universo agora imaginário, transformado em uma verdadeira transcrição poética, através do olhar sensível e investigativo de Maritza Caneca, ao  interpenetrar as imagens de uma vida cotidiana que ali estava sedimentada ao longo de tantos anos.

Imersão no Azul” fica em cartaz no Belmond Copacabana Palace por 45 dias, durante a reforma da emblemática piscina.