Japão na Paulista

Não tem nem quinze dias que a Japan House inaugurou em São Paulo e mais de 38 mil pessoas já passaram por lá. Mas não é de se espantar. Ávido por novidades, o público avançou na possibilidade de conhecer um único lugar que oferece cultura, gastronomia, design, literatura e tecnologia japonesa. Além do que, essa é a primeira Japan House a ser inaugurada no mundo, um projeto global do governo japonês que visa atualizar a percepção sobre o Japão contemporâneo. Ou seja, apresentar ao público o que é o Japão no século 21, sem esquecer de suas tradições e raízes. Depois de São Paulo a Japan House segue para Londres e Los Angeles.

japan-foto-1

A casa, na Avenida Paulista, tem projeto do consagrado arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos. Durante o ano de 2017 vai sediar oito exposições que ocuparão o prédio de 2.500m2, selecionadas pelo curador Marcello Dantas. A primeira exposição leva o nome Bambu – Histórias de um Japão e revelará até o dia 9 de julho uma coleção de obras que formam uma cronologia visual de mais de 150 anos de arte em bambu. “A JAPAN HOUSE oferece oportunidades de engajamento, surpresa e inspiração para que os brasileiros de hoje descubram e se encontrem com o Japão contemporâneo”, resume Angela Hirata, Presidente da Japan House São Paulo.

japan-foto-2

A Japan House mal inaugurou e já está super bem avaliada também no quesito gastronômico. Além do imi Café, que serve doces especiais, chás, matcha e café, também tem o restaurante Junji Sakamoto, com típicas receitas japonesas.

Também vale uma visita à loja Furoshiki, que vende itens da arte tradicional, como os famosos lenços para embalar presentes, e a Japan Madoh, com uma seleção inédita de produtos de design, moda, alimentos e bebidas vindos do Japão.

Além disso, um espaço multimídia com cerca de 1.900 livros selecionados por Yoshitaka Haba, da empresa Bach, estão disponíveis para consultas, divididos em dez categorias: Comer, Viajar, Estilo de Vida, Cultura, Design, Tecnologia, Arquitetura, Japão e Brasil e Crianças.

japan-foto-3

Para completar, para ampliar a troca de conhecimento entre Brasil e Japão, uma intensa programação de palestras e workshops, também abertos ao público, entra em vigor a partir do primeiro mês.

Para ficar por dentro da badalada agenda da Japan House, acesse o site e confira a programação completa. A Japan House fica na Avenida Paulista 52, São Paulo, e a entrada é gratuita.