Welcome to the New Times Square

Letreiros iluminados, milhares de turistas passando, anúncios de peças de teatro e uma multidão de megastores. Sim, estamos falando do Times Square, o emblemático bairro nova iorquino por onde passam diariamente uma média de 300 mil pedestres e é considerado o local mais movimentado do país. A novidade é que o bairro acabou de passar por uma fase de transformação urbanística que simplesmente dobrou o seu espaço para pedestres.

tsquare-foto-1

tsquare-foto-2

A popularidade do Times Square vinha sendo considerada pela prefeitura como uma face de dois gumes. Ao mesmo tempo que atrai 45 milhões de turistas por ano, o que significa um importante movimento econômico, a área também era evitada por locais por ser considerada poluída, insegura e não-convidativa.  

tsquare-foto-3

tsquare-foto-4

Por trás da reforma está a firma de arquitetura e urbanismo norueguesa-americana Snøhetta, que reconfigurou com maestria um espaço de 2.1 hectares na interseção da Broadway com a 7ª Avenida, que vai da rua 42 até a rua 47. Cinco plazas foram criadas nesse espaço, criando um fluxo mais fácil para pedestres. Bancos de granito de diferentes tamanhos, alturas e formatos foram colocados nesses novos espaços, todos equipados com tomadas, para criar um point de conexão na região. Outra estratégia foi remover o excesso de lixeiras e placas de trânsito, que poluíam em vez de contribuir com a urbanização do local.

tsquare-foto-5

tsquare-foto-6

O projeto começou em 2009, quando partes da avenida foram pintadas de vermelho, sinalizando acesso para pedestres e bicicletas, e mesinhas e cadeiras verdes foram colocadas no local.  Além disso uma bilheteria de ingressos para teatros, peças e musicais foi instalada na Rua 47. Esse era apenas a primeira fase do projeto, que agora, 11 anos depois, chega a sua fase final.

tsquare-foto-7

tsquare-foto-8

A ideia é que agora ninguém deixe de ir ao Times Square com a desculpa de que é muito lotado, pois ele está mais aberto, livre e desimpedido para receber ainda mais pedestres diariamente.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site da Snøhetta e confira os detalhes.