Rio em Milão

Pelo nono ano consecutivo, a Rio+Design marca presença durante a Semana de Design de Milão. Desta vez, vai integrar a mostra Be Brasil, na sede da Università degli Studi di Milano. Treze criações assinadas por designers consagrados e jovens talentos, que mostram ao mundo a excelência do design do Rio de Janeiro, foram selecionadas para participar da exposição. Veja abaixo um preview das peças selecionadas:bebrasil-foto-1

 

Banco Ratoeira, da EM2Design

Premiado com o IF Design Award 2017, o banco Ratoeira é o engenhoso projeto. Seu assento é em jequitibá natural e os pés em tubo de aço carbono com pintura eletrostática. O travamento do assento se dá através da alavanca oriunda da ramificação dos tubos que formam os pés, recordando assim o objeto que inspirou o seu design e seu nome.

bebrasil-foto-2

Mesa de centro Dada, da Original Practical Design

A mesa de centro Dada, desenhada por Gisela Simas, da Original Practical Design (OPD), e fabricada por Elon Móveis de Design, é outra das novidades que vai compor a mostra. O objeto, em madeira e vidro, evoca o design escandinavo por suas linhas retas, forma simples e cores neutras.

bebrasil-foto-3

Revisteiro Brisa, da Bold

O revisteiro Brisa, novidade do estúdio de design Bold, é realizado em ipê, fórmica e tecido estampado, possui um suporte retrátil que, auxiliado por alças, permite que o objeto seja facilmente deslocado dentro de casa. A bandeja removível integrada à parte superior do produto colabora para que o usuário tenha tudo o que deseja à mão em seus momentos de relax.

bebrasil-foto-4

Cadeira Muu, de Gustavo Bittencourt

A cadeira Muu, criação de Gustavo Bittencourt, tem estrutura delgada e elegante é em aço com acabamento cromado e jacarandá de demolição; já o assento em pele instiga a imaginação e parece flutuar no espaço.

bebrasil-foto-5

 Cadeira Zina, do Studio Zanini


Zanine de Zanini se inspirou nos produtos em ferro criados por seu pai, Zanine Caldas, nos anos 50, mesclou materiais como o aço carbono, o veludo e a madeira maciça para elaborar uma peça com personalidade, visual urbano e estética industrial.

 

bebrasil-foto-6

Cadeira Serelepe, da Índio da Costa Design


A Serelepe é uma cadeira refinada e com estilo perene, dotada de um perfil dinâmico e sutil. Compacta, confortável, resistente e empilhável, se adapta a ambientes internos ou externos e é disponível em várias cores.

bebrasil-foto-7Poltrona Marapendi, da Lattoog

Com formas fluidas e caráter minimalista, a Poltrona Marapendi incorpora soluções práticas e versáteis. Sua estrutura de alumínio é revestida com fibras sintéticas; o estofado é removível.


bebrasil-foto-8

Trio Uni, Duni e Tê, de Freddy Van Camp

De Freddy Van Camp, é trio de mesas ou banquinhos (o usuário é quem decide como usá-los) Uni, Duni e Tê, em madeira maciça freijó. Divertidos e funcionais, possuem uma personalidade marcante graças a detalhes executados em marcenaria tradicional: alturas diferentes, três pés, furos de identificação na superfície, encaixes com cunhas, entre outros traços distintivos.
bebrasil-foto-9

Mesa Tabuleiro, de Fernando Jaeger

Com uma base central que foge do design convencional, pois mistura a madeira clara com ferragens em aço, a Mesa Tabuleiro é disponível em três versões: redonda, quadrada e retangular. A peça possui pés em madeira maciça de seringueira, que são conectados ao tampo laminado em freijó por uma haste central de aço.
bebrasil-foto-10

Poltrona Lima, do Fantástico Studio di Design

O Fantástico Studio di Design, de Leo e Fernanda Mangiavacchi, vai participar da exposição com a poltrona Lina – versão em aço corten, inspirada no estilo Bauhaus, mas com um toque bem brasileiro.  A estrutura tubular em madeira, com conexões em metal, é envolvida por uma folha de lona que serve de suporte ao assento e ao encosto estofados.


bebrasil-foto-11

Mesinhas Construção, de Ivan Rezende

O arquiteto Ivan Rezende vai mostrar ao público sua linha de mesinhas Construção, que utiliza materiais empregados nas construções populares no Brasil. A base metálica com pintura esmalte preta é combinada a superfícies de apoio realizadas com tijolo refratário, cobogó em concreto e madeira maciça de manejo sustentável.

bebrasil-foto-12

Poltrona Galante, de Eduardo Baroni

A poltrona Galante tem base em freijó maciço, detalhes em ipê tabaco e assento estofado em couro natural envelhecido, possui um desenho fluído que valoriza o esmero do artesão e as virtudes das matérias-primas. É contemporânea, mas com uma imponência clássica.

A Be Brasil inaugurou ontem e fica em cartaz até 9 de abril, na Università Statale di Milano – Via Festa del Perdono, 7 – Milão.