Pelo nono ano consecutivo, a Rio+Design marca presença durante a Semana de Design de Milão. Desta vez, vai integrar a mostra Be Brasil, na sede da Università degli Studi di Milano. Treze criações assinadas por designers consagrados e jovens talentos, que mostram ao mundo a excelência do design do Rio de Janeiro, foram selecionadas para participar da exposição. Veja abaixo um preview das peças selecionadas:
Banco Ratoeira, da EM2Design
Premiado com o IF Design Award 2017, o banco Ratoeira é o engenhoso projeto. Seu assento é em jequitibá natural e os pés em tubo de aço carbono com pintura eletrostática. O travamento do assento se dá através da alavanca oriunda da ramificação dos tubos que formam os pés, recordando assim o objeto que inspirou o seu design e seu nome.
Mesa de centro Dada, da Original Practical Design
A mesa de centro Dada, desenhada por Gisela Simas, da Original Practical Design (OPD), e fabricada por Elon Móveis de Design, é outra das novidades que vai compor a mostra. O objeto, em madeira e vidro, evoca o design escandinavo por suas linhas retas, forma simples e cores neutras.
Revisteiro Brisa, da Bold
O revisteiro Brisa, novidade do estúdio de design Bold, é realizado em ipê, fórmica e tecido estampado, possui um suporte retrátil que, auxiliado por alças, permite que o objeto seja facilmente deslocado dentro de casa. A bandeja removível integrada à parte superior do produto colabora para que o usuário tenha tudo o que deseja à mão em seus momentos de relax.
Cadeira Muu, de Gustavo Bittencourt
A cadeira Muu, criação de Gustavo Bittencourt, tem estrutura delgada e elegante é em aço com acabamento cromado e jacarandá de demolição; já o assento em pele instiga a imaginação e parece flutuar no espaço.
Cadeira Zina, do Studio Zanini
Zanine de Zanini se inspirou nos produtos em ferro criados por seu pai, Zanine Caldas, nos anos 50, mesclou materiais como o aço carbono, o veludo e a madeira maciça para elaborar uma peça com personalidade, visual urbano e estética industrial.
Cadeira Serelepe, da Índio da Costa Design
A Serelepe é uma cadeira refinada e com estilo perene, dotada de um perfil dinâmico e sutil. Compacta, confortável, resistente e empilhável, se adapta a ambientes internos ou externos e é disponível em várias cores.
Poltrona Marapendi, da Lattoog
Com formas fluidas e caráter minimalista, a Poltrona Marapendi incorpora soluções práticas e versáteis. Sua estrutura de alumínio é revestida com fibras sintéticas; o estofado é removível.
Trio Uni, Duni e Tê, de Freddy Van Camp
De Freddy Van Camp, é trio de mesas ou banquinhos (o usuário é quem decide como usá-los) Uni, Duni e Tê, em madeira maciça freijó. Divertidos e funcionais, possuem uma personalidade marcante graças a detalhes executados em marcenaria tradicional: alturas diferentes, três pés, furos de identificação na superfície, encaixes com cunhas, entre outros traços distintivos.
Mesa Tabuleiro, de Fernando Jaeger
Com uma base central que foge do design convencional, pois mistura a madeira clara com ferragens em aço, a Mesa Tabuleiro é disponível em três versões: redonda, quadrada e retangular. A peça possui pés em madeira maciça de seringueira, que são conectados ao tampo laminado em freijó por uma haste central de aço.
Poltrona Lima, do Fantástico Studio di Design
O Fantástico Studio di Design, de Leo e Fernanda Mangiavacchi, vai participar da exposição com a poltrona Lina – versão em aço corten, inspirada no estilo Bauhaus, mas com um toque bem brasileiro. A estrutura tubular em madeira, com conexões em metal, é envolvida por uma folha de lona que serve de suporte ao assento e ao encosto estofados.
Mesinhas Construção, de Ivan Rezende
O arquiteto Ivan Rezende vai mostrar ao público sua linha de mesinhas Construção, que utiliza materiais empregados nas construções populares no Brasil. A base metálica com pintura esmalte preta é combinada a superfícies de apoio realizadas com tijolo refratário, cobogó em concreto e madeira maciça de manejo sustentável.
Poltrona Galante, de Eduardo Baroni
A poltrona Galante tem base em freijó maciço, detalhes em ipê tabaco e assento estofado em couro natural envelhecido, possui um desenho fluído que valoriza o esmero do artesão e as virtudes das matérias-primas. É contemporânea, mas com uma imponência clássica.