Mostra Fashion

O próximo sábado será um dia de festa na flagship store da Artefacto do Rio de Janeiro. É a inauguração da Mostra 2017, onde um time composto por nomes importantes do mercado de decoração carioca foi selecionado para criar ambientes homenageando estilistas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente – como o caso dos craques Lenny Niemeyer, Patricia Vieira e Sandro Barros, que ganharam espaços assinados por Paola Ribeiro, Joy Garrido e Ana Lúcia Jucá.

Por trás de cada móvel e acessório, a mostra apresenta conceitos que têm tudo a ver com o novo modo de vida em casas dos mais diversos estilos, estabelecendo cada vez mais conexões entre o design e as propostas que desfilam pelas passarelas, por exemplo. “O mercado fashion metaboliza muito rápido as tendências e os novos hábitos culturais e de consumo, servindo como termômetro também para o design. Por isso, em 2017, estamos investindo nessa proximidade entre as duas plataformas”, diz Paulo Bacchi, CEO da Artefacto.

Na nova coleção da Artefacto, que tem parte das peças assinadas pela diretora artística Patricia Anastassiadis, tanto as formas quanto o cuidado nos acabamentos evocam a excelência da haute-couture. “Minha mãe é estilista e aprendi a olhar para a moda desde muito cedo. Arquitetura é uma espécie de alfaiataria, numa escala muito maior. Mas não me interesso pelo fast-fashion sazonal, descartável, mas sim pelos reflexos sociais, culturais e artísticos que levaram àquele resultado”, diz Patricia. Entre as inspirações para os produtos, ela apontou o compasso para Yves Saint-Laurent e Christian Lacroix, além de estéticas orientais e movimentos como o Art Nouveau.

Na Mostra 2017, Alexandre Cardim busca inspiração em Thadeu Diz; Ana Lúcia Cavalcanti e Maria Isabel Palhares dialogam com Andrea Marques; Ana Lúcia Jucá traduz o universo de Lenny Niemeyer; Anna Luiza Rothier cria a partir de Isabela Capeto; Babi Teixeira reflete a identificação com Carol Bassi; Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida celebram Vitor Zerbinato; Bernardo Schor e Rogério Antunes refletem a estamparia de Sharon Azulay; Claudia Santos apresenta como seria o refúgio carioca de Gloria Coelho; Claudia Pimenta e Patricia Franco exaltam o estilo de Lais Bacchi; Elaine Ramos tem como foco a trajetória de Luiz Cláudio; Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge fazem contraponto à exuberância de Patrick Doering e Thomaz Azulay; Flavia Manhães desenvolve espaço de criação e descanso para Romy e Milly Dryzum; Jacira Pinheiro valoriza a descontração de Marcela Basto; Joy Garrido interpreta o Pied-à-Terre de Sandro Barros; Natalia Paes e Simone Meira materializam em décor a joalheria de Ana Luíza Ginja e Kátia Cohen; Mônica Gervásio aposta no apelo praiano de Jacqueline Di Biase; Paola Ribeiro demonstra total sinergia com Patrícia Vieira e Raquel de Alencar ambienta o espaço de Marta Macedo.

Abaixo um preview do que poderá ser visto na Artefacto a partir de sábado, 25 de março, no Casa Shopping – Barra da Tijuca.
(Fotos: Edison Garcia)

mostra-2017-foto-1

Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge para Thomaz Azulay e Patrick Doering

mostra-2017-foto-2_

Joy Garrido para Sandro Barros / Ana Luiza Rothier para Isabela Capeto

mostra-2017-foto-4

Paola Ribeiro para Patricia Vieira

mostra-2017-foto-5

Ana Lúcia Jucá para Lenny Niemeyer

mostra-2017-foto-6

Claudia Santos para Glória Coelho

mostra-2017-foto-7

Bernardo Schor e Rogério Antunes para Sharon Azulay