Inspiração Les Halles

De um local degradado e evitado por parisienses para um centro comercial badalado e globalizado. O A Cor da Casa se inspira hoje na reforma do Les Halles, um centro comercial localizado no coração de Paris.

Les Halles, no centro de Paris, foi onde desde o fim do século 12 funcionou o grande mercado central da capital. Após sua transferência para fora da cidade, nos anos 1960, foi construído no lugar um shopping-center sem charme com vários níveis abaixo do solo e uma estação ferroviária onde chegam três trens e cinco linhas de metrô. Este conjunto, inaugurado nos anos 70, foi chamado Forum des Halles. 

Com o passar do tempo o local, apesar de sua posição privilegiada no centro da capital, acabou se tornando um lugar genérico, feio, conturbado, tenso. Quase 40 anos depois, um novo megaprojeto de reforma deu outra cara ao centro comercial. O arquiteto francês Patrick Berger foi selecionado por meio de um concurso para tocar a reforma, que no total já levou seis anos.

les-halles-foto-1

les-halles-foto-2

les-halles-foto-3

A primeira etapa desse projeto foi inaugurada em abril de 2016: se trata do centro comercial – cuja parte externa de três níveis foi construída do zero – e sua cobertura chamada Canopée (dossel em português, fazendo alusão à parte superior das florestas, formada pelas copas das árvores). Nesses três níveis externos, além de lojas e restaurantes. Entre as lojas-âncora, estão: Lego, H&M, Sephora, Zara, Swarovski, Nike e Mango.

les-halles-foto-4

les-halles-foto-5

A pedido da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, o projeto contempla espaços de convivência voltados principalmente aos jovens que frequentam a região: biblioteca, conservatório, centro de hip hop, ateliês, midiateca etc. Como o Les Halles reúne paradas de trens e metrô, o lugar espontaneamente já era considerado um hub de street art. O projeto atual quer trazer os jovens para dentro do centro comercial, mantendo presente essa identidade musical e artística.

les-halles-foto-6

les-halles-foto-7

A promessa é que até 2018 o escritório de Berger também entregue o projeto de paisagismo, que promete revitalizar os jardins e parques do entorno, que costumavam ser um antro de drogas e prostituição, evitado por todos. Os parisienses agradecem…

les-halles-foto-8