Intimidade Colorida

Depois de passar por Nova York, Budapeste, Tours, Lille e Madri, a exposição “Capa em Cores” desembarca hoje no Rio de Janeiro. Cento e quarenta fotos coloridas e raramente vistas do fotógrafo húngaro Robert Capa estão a mostra em todos os espaços expositivos do Oi Futuro Flamengo.

O ícone do fotojornalismo mundial, e um dos fundadores da Agencia Magnum, é conhecido por suas imagens em preto e branco, realizadas durante grandes coberturas histórias, como o desembarque aliado na Normandia na Segunda Guerra Mundial e o miliciano alvejado na Guerra Civil Espanhola. Na época, fotos em cores eram consideradas por grandes fotógrafos como Capa e Cartier-Bresson inferiores a fotos em preto e branco. Porém, para sobreviver num mercado já complicado e restrito, Capa passou a fotografar em cores para vender imagens para revistas como a americana Life. Esse material permaneceu esquecido durante décadas, até que pudesse ser recuperado por meio da tecnologia digital.

capacolors-foto-1

 Uma família de lapões, na Noruega (1951)

Entre as fotos expostas, registros de celebridades como Pablo Picasso, Ingmar Bergman, Roberto Rossellini, Ava Gardner, Truman Capote, Humphrey Bogart, Ernest Hemingway e Jennifer Jones em momento de descontração surpreendem o público. As fotos foram tiradas entre 1938 até sua morte em 1954, durante a cobertura da Guerra da Indochina.

capacolors-foto-2

 Ava Gardner no set de gravação do filme “A Condessa Descalça”, na Itália (1954)

capacolors-foto-3

Pablo Picasso brincando no mar com seu filho Claude, na França (1948)

capacolors-foto-4

Jeffrey Hunter no set de gravação do filme “Marinheiro do Rei”, em Malta (1952)

capacolors-foto-5

Humphrey Bogart e Peter Lorre no set de gravação do filme “O Tesoura da África”, na Itália (1953)

As preciosidades clicadas por um dos maiores fotógrafos do século XX foram reunidas pela curadora Cynthia Young, do International Center of Photography, em Nova York. As fotos coloridas de Capa aproximam o espectador dos personagens. A curadora conta que há uma sensação de intimidade e senso de humor nas fotos expostas. Algo que só a cor pode trazer.

A exposição “Capa em Cores” fica em cartaz de hoje até 09 de abril no Oi Futuro Flamengo, na  R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro. A entrada é franca.