Silêncio na Feira

O final de semana foi movimentado em Paris, com a inauguração da feira Maison & Objet. Em cartaz até amanhã, a edição de inverno da feira chega cheia de novidades, temáticas e tendências para visitantes e profissionais do ramo da arquitetura, design, decoração de interiores e de toda a indústria moveleira.

Sempre inovadora e criativa, a Maison & Objet lança um tema a cada edição da feira. O tema de 2017 surpreendeu muita gente por não ser rapidamente associado ao oficio do design. Um refúgio da cacofonia de palavras e imagens no entorno, o silêncio é a pedida da vez, para diminuir o impacto da correria louca e barulhenta em que vivemos. O silêncio remete à nossa casa: o lugar onde encontramos nosso cantinho quieto, onde matamos nossa sede pela serenidade. Muitas das peças expostas se inspiram no tema e exibem produtos mais claros, abstratos, transparentes e translúcidos. Designs simples e não poluídos.

moparis-foto-1

moparis-foto-2

Como a cada ano, a Maison & Objet enaltece um professional pelas suas conquistas no cenário do design contemporâneo internacional. A feira de janeiro seleciona um professional do ramo de desenho de produto e em setembro um profissional de design de interiores. O “designer do ano” escolhido para esta edição de inverno é o francês Pierre Charpin. Descrito como um explorador nato, Charpin recentemente desenhou uma coleção para a Galerie Kréo, uma linha de vasos para a Manufacture Nationale de Sèvres, uma série de puffs para a Ligne Roset e luminárias para a Wrong. Sempre atento às tendências das artes plásticas e estamparias, o designer tem um estilo único e imprime sua marca em suas criações. Uma de suas marcas registradas são os elementos bem coloridos. Clean e sensuais, elegantes e quentes, suas obras provocam reações emotivas.

moparis-foto-3

moparis-foto-4

moparis-foto-5

moparis-foto-6

Uma novidade dessa edição é o espaço “What’s New”, que resume as tendências e highlights da estação e faz um preview do que está imperdível na feira. Localizado logo na entrada no 3o Pavilhão, o estande tem cenografia do craque François Delclaux, fundador da agência francesa de trend forecasting Un Nouvel Air. O espaço é fruto do esforço incessante da feira em se tornar a cada ano mais relevante e prática para o visitante.

moparis-foto-8

moparis-foto-9

A Maison & Objet fica no Parc des Expositions de Paris Nord Villepinte até dia 24 de janeiro.