Louvre das Arábias

O ano de 2017 promete importantes contribuições para a arquitetura mundial. Entre elas, a inauguração do Louvre Abu Dhabi, que tem projeto do premiado arquiteto Jean Nouvel. Esta será a primeira vez que obras de mestres como Leonardo da Vinci, Vincent Van Gogh e Henri Matisse terão residência fixa nos Emirados Árabes. A inauguração do museu já foi postergada inúmeras vezes, com a primeira data tendo sido prometida para 2012. Agora, tudo indica que 2017 será mesmo o ano onde o Golfo Pérsico ganha um museu com o nome da mais importante instituição de arte do mundo.

O museu está sendo construído na Saadiyat Island (Ilha da Felicidade), que fica bem perto do centro de Abu Dhabi. Lá, outras grandes obras estão em curso, como o Museu Guggenheim, projetado por Frank Gehry, o Zayed National Museum, projeto por Norman Foster, e o Abu Dhabi Performing Arts Center, com projeto de Zaha Hadid. Todos esses chamados “starchitects”, ou arquitetos-estrelas, imprimirão suas marcas por lá.

A previsão é que o projeto de Jean Nouvel seja o primeiro a ser inaugurado. E é por isso que hoje o A Cor da Casa se inspira no projeto do arquiteto francês, que foi pensando justamente para ser um oásis no deserto.

nouvel-foto-1

nouvel-foto-2

nouvel-foto-3

Como em cada projeto, Nouvel se preocupa em estudar e entender o ambiente para criar uma estrutura que se integre homogeneamente com seu habitat. Inspirado na riquíssima arquitetura islâmica, ele criou para o museu uma releitura da tradicional cúpula árabe, com um design mais reto de 180 metros de diâmetro. A cúpula, toda trabalhada, filtrará a luz solar, transformando o dia lá fora em tempestade de raios luminosos do lado de dentro das galerias do museu.

nouvel-foto-5

nouvel-foto-4

nouvel-foto-6

A sensação que se cria é de uma tenda armada no deserto, rodeada pela água turquesa do Golfo Pérsico. Afinal, um espelho d’água natural faz parte do projeto, lembrando aos visitantes do museu que eles estão de fato numa ilha.

Em resumo, é um projeto onde camadas, texturas e luz natural tem um papel muito importante. Basta agora a conclusão do projeto para sabermos se todas as grandiosas ideias de Nouvel, ganhador do Pritzker de 2008, sairão do papel e virarão realidade na Ilha da Felicidade.

nouvel-foto-7