O Retorno do Nacional

O bairro de São Conrado voltou a sorrir desde dezembro, com a reinauguração do Hotel Nacional, que tem projeto de Oscar Niemeyer e jardins de Burle Marx. Após duas décadas de abandono, o grande hotel volta a ser protagonista do bairro à beira mar. Sob nova direção ganhou o nome de Gran Meliá Nacional Rio, e está em pleno funcionamento com seus 413 quartos 5 restaurantes e um incrível spa by Clarins. O hotel que é patrimônio histórico da cidade está de volta!

 

nacional-foto-1

nacional-foto-2

Debora Aguiar foi convidada para fazer parte da revitalização do hotel. Tudo foi pensado para valorizar a obra de Niemeyer. Com cuidado para manter as características típicas dos projetos dele, a arquiteta assina todas as áreas comuns – recepção, lobby, lounge, bar, restaurante e piscina -, além dos andares VIPs e a cobertura. “Queremos conduzir o olhar dos hóspedes para que eles explorem todas as áreas e, ao mesmo tempo, fazer com que o olhar esteja voltado para a linda vista, com o mar ao horizonte”, explica a arquiteta paulista.

nacional-foto-3

nacional-foto-4

Através de ambientes acolhedores e cheios de curvas, a arquiteta conduz o olhar dos hóspedes para a paisagem exuberante. Na entrada do hotel foram criados pequenos lounges e ilhas de aconchego. Painéis, biombos e balcões foram desenvolvidos em ondas e curvas para fazer uma alusão ao mar, aos peixes e às caudas das sereias. Tapetes ovais e pendentes cilíndricos completam a decoração. O destaque fica por conta do belíssimo painel tombado, assinado por Carybé, que foi totalmente restaurado, e também o pendente-escultura suspenso no lobby do hotel.

nacional-foto-5

nacional-foto-6

Outra peça icônica, a Sereia de Ceschiatti na entrada também foi restaurada. A iluminação indireta ganha destaque com as luminárias de piso e de mesa e com os pendentes assinados com exclusividade por Debora Aguiar para o espaço. Para trazer conforto com elegância e sofisticação, a arquiteta escolheu tons de areia, fendi, grafite, caramelo, verde e rosa.

nacional-foto-7

Apartamento Supreme I

nacional-foto-8

Banheiro do Apartamento Deluxe I

nacional-foto-9

Apartamento Deluxe I

Os restaurantes também merecem destaque – afinal, são muitos e todos especiais. O restaurante Sereia, localizado perto do lobby e da piscina, é especializado em cozinha mediterrânea. Já o Signature, localizado no 32º andar, é o principal restaurante do hotel que serve cozinha vanguardista e oferece vistas deslumbrantes do Rio de Janeiro. O bar da piscina, Bardot, é luxuoso e glamoroso e está aberto do nascer ao pôr do sol. Os hóspedes podem desfrutar de tapas sofisticadas e beber coquetéis clássicos. Seu também têm influencias dos sabores mediterrânicos. O Amaro está localizado no lobby, no coração do hotel, e é um ótimo lugar para tomar um café ou uma seleção de tapas e drinks. Last but not least, o terraço abriga o exclusivo Roof Top Bar, que oferece vistas a 360 graus da cidade e da Baía de São Conrado. É o lugar perfeito para curtir um dos pores do sol mais lindos do Rio de Janeiro.

O hotel Gran Meliá Nacional Rio fica na Av. Niemeyer 769, São Conrado.