Nem todo verão sobrevive só de sol e praia. Para quem quer uma programação cultural para agitar esse mês de janeiro, uma boa opção é visitar a Coletiva em Ipanema. Com cerca de 50 obras de 20 artistas de diferentes gerações e linguagens, a exposição, inaugurada em novembro, é uma iniciativa do Instituto Plajap, de Jacqueline Plass, e do Martha Pagy Escritório de Arte. Em cartaz até fim de fevereiro, a mostra coletiva tem como objetivo ampliar o campo de visibilidade da arte contemporânea.
No mesmo ambiente, que é a sede do Instituto, a Coletiva em Ipanema abriga manifestações artísticas de naturezas diversas em um processo de contaminação dos trabalhos entre si e com o espaço expositivo. São pinturas, desenhos, fotografias, objetos-escultórios e instalações.
Os artistas participantes são, em ordem alfabética: Ana Dantas, Anna Bella Geiger, Cris Loureiro, Fabia Schnoor, Flavio Colker, Ivani Pedrosa, Jaqueline Vojta, João Nitcho, Joe Seiler, Laura Erber, Leonora Weissmann, Lica Cecato, Marcelo Jácome, Maria-Carmen Perlingeiro, Marie-Cécile de Beyssac, Paulo Gouvea Vieira, Pedro Gandra, Regina Silveira, Ursula Tautz, Valerio Ricci Montani
Confira abaixo alguns dos highlights da mostra coletiva:
Foto 1 e 2 da série Nyx, de Ana Dantas
“Azul”, da série Clip, de Regina Silveira
Sem Título (Vermelho), de Jaqueline Vojta
“Topografia do instante 2”, de Fábia Schnoor
Série “Dentro do sonho de uma língua comum 01”, de Laura Erber
A Coletiva Ipanema fica em cartaz até 23 de fevereiro, e pode ser visitada diariamente de 13 às 19h no Instituto PLAJAP – R. Visconde de Pirajá 351, Fórum de Ipanema, sala 1401.