Cariocas Only

Obras de grandes nomes da arte moderna e contemporânea estarão na primeira edição da ArtRio Carioca. O evento é um desdobramento da Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro e vai acontecer entre os dias 08 e 11 de dezembro, no shopping Village Mall, na Barra da Tijuca. Em paralelo ao evento, várias palestras sobre arte, mercado e colecionismo vem acontecendo há algumas semanas e continuarão durante a feira.

A diferença de uma feira para a outra, explica a presidente da ArtRio, Brenda Valansi, está no número de galerias expositoras: nesta, serão 21, ao passo que a última ArtRio reuniu 80. Além disso, na versão chamada de carioca, apenas galerias que mantêm sede ou filial no Rio de Janeiro foram convidadas. São elas:

A Gentil Carioca, Anita Schwartz Galeria de Arte, Athena Contemporânea, Athena Galeria, Artur Fidalgo, Almacén Thebaldi, Colecionador Escritório de Arte, Galeria Movimento, Galeria da Gávea, Galeria Nara Roesler, Galeria de Arte Ipanema, Galeria INOX, Gustavo Rebello, Jacarandá, LURIXS: Arte Contemporânea, Marcia Barrozo do Amaral, Mul.ti.plo Espaço Arte, Silvia Cintra + Box 4, Pinakotheke, Ronie Mesquita, UQ! Editions, Um Galeria. Os galeristas vão levar obras de grandes nomes das artes plásticas, como Carlos Vergara, Abraham Palatnik, Eduardo Sued, Suzana Queiroga, Waltércio Caldas, Angelo Venosa e Arthur Chaves.

artcarioca-foto-1

da série “Por Um Fio” , por Claudia Melli

artcarioca-foto-2

“Pedras”, por Ricardo Azoury

artcarioca-foto-3

Galeria Mul.ti.plo apresenta Eduardo Sued, “Sem Título 2016”

artcarioca-foto-4

Galeria Nara Roesler apresenta Abraham Palatnik “W-757”

artcarioca-foto-5

“Sem Titulo 2016” por Tomaz Viana Toz

Haverá ainda a exposição “Em torno da escultura”, com obras de larga escala, curadoria de Vanda Klabin e visitação gratuita.

artcarioca-foto-6

Vanda Klabin conta ao A Cor da Casa sobre a exposição:
Na exposição Em Torno da Escultura, predomina o diálogo livre e singular entre artistas que desenvolveram caminhos muito próprios ao longo de suas carreiras e aqui manifestam as suas diferentes formulações artísticas, mesclando, na sua interface com o mundo, atitudes provocativas, questionadoras e formatos poéticos, que podemos apreciar na plasticidade dessas esculturas. Esse novo aporte de trabalhos, alinhados pelas sua singularidades, pontuam suas diferenças pela heterogeneidade de questões. São outras escutas, que se caracterizam por um pluralismo e uma complexidade de temas e meios e reafirmam o seu campo de força visual. Uma espécie de mundos diversos, unidades intensas que criam uma interlocução produtiva, onde o nosso olhar oscila diante da força da sua emergência, repleta de qualidades visuais e dinamizada por diferenciados tratamentos escultóricos nesse conturbado território da cena contemporânea.

 As esculturas selecionadas no acervo de cada uma das galeria aqui representadas na ARTRIO CARIOCA 2106, traz concretude a um novo projeto, uma atualização permanente do campo cultural e uma intensificação do circuito da arte. É mais um desafio, um atrativo para essa região e uma tentativa de diálogo com essa nova empreitada que torna possível acompanhar a produção de artistas brasileiros.

 Acredito que essa mostra irá trazer uma maior atualização do campo cultural, uma intensificação do circuito da produção artística e cravar a sua poética na memória pública da cidade do Rio de Janeiro. Ocupar um novo espaço público expositivo na cidade fora do circuito dos museus e instituições culturais é revesti-la de um novo sentido, é instaurar outros usos sociais e artísticos, apostar na cidade como um espaço de criação e de interlocução com a arte. Agradeço a todos os parceiros que acreditaram nesse projeto.

artcarioca-foto-7

Por Suzana Queiroga

artcarioca-foto-8

Por Franz Weissmann

A Art Rio Carioca acontece de 08 – 11 de dezembro no Village Mall, na Barra da Tijuca. De 14h30 às 16h30 a feira estará aberta apenas para convidados, mas a partir de 16h30 e até às 22h30 as portas estão abertas para o público.