Vanda Klabin: Um Olhar – Parte I

Hoje a nossa colunista convidada é a historiadora e curadora de arte Vanda Klabin, que destaca as obras de arte que mais a chamaram atenção durante sua visita à Casa Cor Rio 2016.

Comecei a trabalhar  com a Casa Cor a convite  de  Patricia Quentel e Patricia Mayer para realizar o projeto  especial intitulado CARLTON ENCONTRO  COM ARTE ao longo do ano de  2004, em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo  Horizonte , que visava  promover discussões em torno da arte contemporânea no Brasil. Nessa  ocasião pude colocar em confronto as obras de artista brasileiro Nuno Ramos e do norte americano Frank Stella, em SP.  Esse projeto promoveu debates com artistas, arquitetos, críticos de arte, colecionadores e  curadores.

De lá para cá, tive vários convites para realizar algumas curadoria de arte, em ambientes desenhados por André Piva, Mario Santos, Paula Neder, Roberta Moura e, desde 2013, com Gisele Taranto. É sempre um excelente um desafio e exige o entendimento dos diversos aspectos que envolvem cada projeto. Procuro estabelecer com o profissional um assunto central, em torno do qual procuro alinhar ideias contundentes.

Considero que a presença de objetos de arte nos ambientes ativa o campo visual do visitante e ajuda a consolidar as opções estéticas dos profissionais. A arte contemporânea incentiva um olhar múltiplo e me agrada enfatizar essa diversidade nos interiores. Nessa edição de 2016, fui  convidada a destacar a presença de algumas obras de arte,  que considero significativas, nos diversos espaços da Casa Cor Rio.

 

vk01

CARLITO CARVALHOSA – GISELE TARANTO

vk02

RAUL MOURÃO – BEBEL NIEMEYER & PIA MARCONDES FERRAZ

vk03

AMILCAR DE CASTRO – BEBEL NIEMEYER & PIA MARCONDES FERRAZ

VK04

FRANZ WEISSMANN – PATRICIA MARINHO & MANUÈLE COLAS

vk05

DAMIEN HIRST – JOY GARRIDO

vk06

MARITZA CANECA – ERICK FIGUEIRA DE MELLO

vk07

ANTONI TAPIÈS – ERICK FIGUEIRA DE MELLO

vk08

JOSÉ PEDRO CROFT – ERICK FIGUEIRA DE MELLO

vk09

FRANCIS BACON – ERICK FIGUEIRA DE MELLO

vk10

ED RUSCHA – ERICK FIGUEIRA DE MELLO

vk11

CARLOS VERGARA – ZANINI DE ZANINE

Na semana que vem, Vanda Klabin destaca ainda outras obras por aqui. Fique de olho!

A CASA COR RIO 2016 está em cartaz na Rua Marquês de São Vicente, 268, Gávea, até 20 de novembro. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 12h às 22h.