O Trio do Gin

As sócias do Studio Bric já começaram vencedoras: o trio de jovens arquitetas ganhou o Archaton, maratona de projetos de arquitetura e design promovida pela Muuving em parceria com a CASA COR Rio. Concorreram com mais de 500 profissionais, coordenados por diversos arquitetos – Ivan Rezende foi o responsável pelo Studio Bric. O desafio era projetar um Bar de Gin. O prêmio: que o espaço faria parte desta edição da mostra.

gin-foto-1 Raísa Rodrigues (27 anos), Fernanda Sampaio (26 anos)
e Júlia Sampaio  (25 anos)

Em entrevista para o A Cor da Casa, as sócias contam que o diferencial do projeto delas foi a união das três áreas de atuação de cada uma. Raísa é designer de interiores, Fernanda é designer de produto e Julia é arquiteta. A inspiração inicial foi a união do paisagismo com a identidade da marca Malfy, proveniente da Costa Amalfitana. O desafio foi adaptar essa identidade para a cultura do Rio de Janeiro, através de um ambiente despojado como os bares cariocas e sofisticado como os italianos.

gin-foto-2

Cheias de personalidade (e criatividade), Fernanda, Julia e Raísa criaram um projeto que tem como ponto de partida uma árvore existente no terreno. Em torno dela se molda, de forma orgânica, o balcão do bar, criando uma volumetria diferenciada. “Nos ‘apropriamos’ da árvore para criar um desenho que aproxime quem estiver no bar do paisagismo”, diz Fernanda. “Valorizamos a arquitetura contemporânea, destacando a sustentabilidade e a integração de diferentes ambientes”, completa Júlia. “E combinamos o conceito da marca Malfy Gin à essência carioca, em um ambiente ao mesmo tempo despojado e refinado, sem perder a identidade”, finaliza Raísa. Elas ainda projetaram o banheiro anexo ao lugar, incorporando uma parede verde e utilizando produtos economizadores Deca, dando um toque sustentável ao espaço.

gin-foto-3

Materiais naturais como pedra e madeira se misturam à paleta de cores em tons arenosos, com toques de azul e amarelo. O mobiliário, de design contemporâneo, alia madeira, alumínio e fibras sintéticas. A iluminação, assinada por Widimar Ligeiro, tem tom intimista, destacando pontos da vegetação. Principalmente a árvore, ponto central e elemento-chave do projeto.

A CASA COR RIO 2016 está em cartaz na Rua Marquês de São Vicente, 268, Gávea, até 20 de novembro. O horário de funcionamento será de terça a domingo, das 12h às 22h.