Casa Gourmet

Neste ano o programa é completo: almoço ou jantar no bistrô, lanchinho na deli ou no empório, happy-hour com um café especial e, à noite, um gin no bar. A Casa Cor 2016 está super gourmet nessa edição, conheça aqui todas as opções deliciosas que vão complementar a programação da sua visita.

gourmet-foto-1

Bistrô do Jardim by Ricardo Melo e Rodrigo Passos

O Bistrô do Jardim, de Ricardo Melo e Rodrigo Passos, tem um clima Burle Marx – quase uma extensão do jardim – e tem cardápio para almoço e jantar assinado por Laura e Roberta Pederneiras. Predomina o rosa claro – uma tendência forte deste ano –, pontuado por cinza e bege. Essas cores estão nos papéis de parede da Eijffinger, um com temas florais, outro com listras, lançamentos da Orlean. Além do verde das plantas e da fachada, revestida com uma textura com aparência de zinabre. No mobiliário, dose dupla de Zanine Caldas: a reedição do sofá Chica e a poltrona Cuca, ambos em madeira e veludo (Studio Zanini). Mesa Ancoradouro, em laca e cobre, de Sérgio Faher (Breton), a minibanheira em fibra e o banco em madeira Will, do estudiobola (Finish), mesa cônica em corda náutica e alumínio da Tidelli e a mesa Kollon, da Novo Ambiente, também são destaques. O revestimento, da SCA, é um laminado que parece concreto, e pedra slimstone. A surpresa da iluminação, assinada por Widimar Ligeiro, são luminárias que remetem a grandes aves, que “voam” sobre o restaurante, e outras como viveiros abertos onde pássaros livres estão pousados.

gourmet-foto-2

Mercearia da Casa by Paula Neder e Luiza Pedral

Na Mercearia da Casa, de Paula Neder e Luiza Pedral, comidinhas elaboradas com produtos da Deli Delícia – que também serão vendidos no espaço, como uma cesta de piquenique (que terá renda revertida para a ABBR, causa da família Rocha Miranda há muitos anos). No cardápio tem a famosa Punheta de Bacalhau do Deli Delícia, algumas, mini quiche do dia com salada de folhas e os sanduiches de Salmão Defumado, Presunto Cru e o vegetariano de Falafel. Para a sobremesa Mini Cheesecake de Amora e a torta de chocolate com avelã zero açúcar. A boa notícia é que os visitantes poderão levar pra casa produtos gourmets da Deli Delícia como azeites, trufas, geleias, molhos, patês, massas, frios, queijos, vinhos e espumantes.

gourmet-foto-3

Empório Orgânico de Tiana Meggiolaro e Bia Lynch

“Barba de bode” de árvores antigas, lajota artesanal, tecidos em fibra natural e material reciclado, musgo artificial e painéis em madeira 100% de cultivo natural. Antes de iniciar o projeto, Tiana e Bia fizeram uma imersão no Spa Lapinha, fundado em 1972 por Margarida Bornschein Langer em Lapa, no Paraná. Um lugar paradisíaco que, entre outras coisas, preza a alimentação saudável – que também passou a comercializar em sua linha de orgânicos. Seguindo o clima orgânico dos produtos do Spa Lapinha, todo o material usado é sustentável: o revestimento que parece pedra é da Linha Rocca, da Covering, fabricado à base de cimento (evitando extração de materiais nobres); o piso, em lajotão rústico da Santa Alda (Emporium Frei Caneca), é 100% artesanal; os tecidos dos futons do banco são com tecidos Eco Simple (Trama Casa), que utilizam garrafas pet recicladas junto ao tecido; as almofadas (também da Trama Casa), são em fibra natural; e os painéis da Berneck são de madeira 100% de cultivo florestal.

gourmet-foto-4

Lab Café by Carolina Escada, Patrícia Landau, Carolina Lerner, Gabriella Mello e Sabina Kalaoun 

É um laboratório sensorial sobre o café. Para criar o ambiente, Carolina Escada e Patrícia Landau estudaram muito. Assinando o espaço com Carolina Lerner, Gabriella Mello e Sabina Kalaoun, o grupo foi fundo: desde como o café se mistura à história do Brasil até a consultoria de uma química que contribuiu com curiosidades e benefícios do grão.  Como um verdadeiro laboratório, o lugar vai atiçar os sentidos: com consultoria da Dra. Sílvia Oigman (química orgânica e coordenadora do projeto Café Consciência do Instituto Brasileiro de Biodiversidade), haverá conteúdo interativo e informativo sobre o café. Desde aromas de café provocando o olfato a diferentes grãos que se pode tocar, passando por curiosidades sobre a bebida. Em cada mesa, por exemplo, uma muda com etiqueta explica a origem e características de cada tipo. À noite, a luz muda, o som aumenta e o lugar vira um ponto de encontro – um ótimo encerramento após percorrer a mostra.

gourmet-foto-5

Bar de Gin, by Studio Bric

Cheias de personalidade (e criatividade), Fernanda, Julia e Raísa criaram um projeto que tem como ponto de partida uma árvore existente no terreno. Em torno dela se molda, de forma orgânica, o balcão do bar, criando uma volumetria diferenciada. Materiais naturais como pedra e madeira se misturam à paleta de cores em tons arenosos, com toques de azul e amarelo. O mobiliário, de design contemporâneo, alia madeira, alumínio e fibras sintéticas. A iluminação, assinada por Widimar Ligeiro, tem tom intimista, destacando pontos da vegetação. Principalmente a árvore, ponto central e elemento-chave do projeto.

A CASA COR RIO 2016 está em cartaz na Rua Marquês de São Vicente, 268, Gávea, até 20 de novembro. O horário de funcionamento será de terça a domingo, das 12h às 22h.