Jantar na Casa Rosa

Para que serve uma sala de jantar? Errou quem disse para refeições. Pelo menos não a sala de jantar criada por Gisele Taranto para esta edição da Casa Cor Rio. “Sou inquieta e questionadora. Quero tirar as pessoas de suas zonas de conforto, provocar reflexão. Por isso estamos trabalhando os diversos usos de uma sala de jantar”, conta a arquiteta. Portanto, a sala servirá para refeições. Mas também para trabalho, reunião, religião…e sexo. Como? “Para cada tema teremos elementos surpresa durante todo o evento”, instiga.

taranto-foto-1

A cada uma das seis semanas de exposição, a sala se transformará num espaço diferente. A arquiteta convidou curadores de arte, decoradores e designers para fazer as intervenções. Cada semana é um convidado especial diferente, trabalhando um dos temas escolhidos. A primeira semana, com curadoria de Mara Fainziliber, aborda o tema “reunião”. Já na segunda semana, é Vanda Klabin que comanda a cena, com o tema “sexo”. Na terceira semana, o tema “estudo” é contado através do olhar de Alessandro Sartori. Ana Laet, na quarta semana, aborda o tema “trabalho”. Na quinta semana, Antonio Neves da Rocha trabalha o tema “religião”. E na última semana da Casa Cor, é Duilio Sartori que comanda a cena com o tema “refeição”.

taranto-foto-2

O tema muda e algumas peças também, mas o cenário é basicamente o mesmo. A base é neutra – a cor, osso – para dar liberdade de um mood board dinâmico. Os móveis são todos da Ovoo. São três mesas de jantar: a Lolita, de Ronald Sasson; a Cartaxo, de Tadeu Paisan; e a Steel, de Fabrício Roncca. Ainda o buffet Nova, de Bruno Faucz; banco Araripe e módulo Montera, de Flávio Borsato e Maurício Lamosa; a poltrona Filzka, de Borek Sipek; e as cadeiras: Face, de Zanini de Zanine; Joaquim, assinada por Bernardo Senna; e Venere, de Stefano Sandonà. Revestimentos de paredes e teto, em stucco fosco, são da Casablanca Revestimentos, que complementam o piso e os detalhes do mármore original da casa; as cortinas, em linho, são da Guilha, e a iluminação é assinada pelo LD Studio.

taranto-foto-3

A CASA COR RIO 2016 está em cartaz na Rua Marquês de São Vicente, 268, Gávea, até 20 de novembro. O horário de funcionamento será de terça a domingo, das 12h às 22h.