Homenagem aos Rocha Miranda

Uma família numerosa e unida que ali viveu doces momentos em conjunto. A Casa Rosa, da família Rocha Miranda, é também tema de homenagem de arquitetos participantes desta edição Casa Cor Rio. Joy Garrido e Mário Santos homenageiam os donos da casa – Malu e Celso da Rocha Miranda – na Sala de Vestir da Malu e no Escritório e Sala de Leitura, respectivamente.

rocha-miranda-foto-1

Celso e Malu da Rocha Miranda em família na Casa Rosa

Joy Garrido assina a Sala da Malu, espaço criado com inspiração em Malu da Rocha Miranda, que foi sempre considerada um ícone da moda e estilo da época, nos anos 60. Seu estilista favorito era Guilherme Guimarães. Por isso, Joy recheou os armários do quarto de vestir com vestidos assinados pelo grande estilista, que até hoje é favorito entre as mais bem vestidas da cidade. O espaço é bem feminino – um misto de escritório, sala íntima e quarto de vestir.

rocha-miranda-foto-2

A marca de Joy é misturar o clássico e o contemporâneo, sem se importar com tendências ou modismos. Neste espaço – de moda… – ela seguiu isso à risca. Portanto, sofá e cadeira franceses e um baú do século XIX (do antiquário Arnaldo Danemberg) convivem muito bem com a poltrona Estrela, em aço cortada a laser, na cor turquesa, dos irmãos Campana, e o lustre Heraklion, da Moooi (ambos Novo Ambiente), dois bancos do Estúdio Bola (Way Design) e a poltrona Trick, lançamento de Jader Almeida, também turquesa (Finish).

rocha-mirando-foto-3

Já Mário Santos, homenageia Celso da Rocha Miranda ao se inspirar nas asas da Panair – empresa que tinha o dono da casa como principal acionista. O ambiente do arquiteto reproduz o lifestyle de quem ama livros em plena era digital: folheá-los ao fim do dia, em um ambiente tranquilo e acolhedor.

rocha-miranda-foto-4

Mário Santos expõe objetos, suvenires, maquetes, fotos e documentos da Panair – que depois serão doados ao Museu Histórico Nacional. Um livro sobre o empresário será lançado durante a mostra e estará no espaço para uma degustação.

rocha-miranda-foto-5

 

São dois ambientes – um para trabalhar e receber, outro para se isolar com um livro nas mãos. Tons amadeirados amendoados convivem com cinzas claros e com metalizados em cobre polido nos detalhes. A iluminação, projeto do arquiteto com luminárias Dimlux, é aconchegante, abaixo dos olhos. Também assinada pelo arquiteto, a mesa Fuselagem foi inspirada nas asas de um avião. E uma estante feita em brises horizontais e caixas deslizantes, que divide os ambientes e pode ser acessada pelos dois lados, também foi desenho de Mário, realizada pela Berneck Madeiras – também responsável pela forração em madeira das paredes. Completando o mobiliário, poltrona Zefa de Zanini de Zanine (Way Design), poltrona Pelicano, do arquiteto urbanista Jorge Elmor (Novo Ambiente), sofá, poltronas com pufes, mesinhas laterais e cadeiras da Ovoo. Nas paredes, fotos de Kitty Paranaguá e Francisco Baccaro, além de obras de coleção de art déco e peças da época do auge e glamour da Panair do Brasil.

 A CASA COR RIO 2016 está em cartaz na Rua Marquês de São Vicente, 268, Gávea, até 20 de novembro. O horário de funcionamento será de terça a domingo, das 12h às 22h.