Casa Sustentável

No gramado do casarão, um recanto se destaca: o loft em cimento, madeira e vidro, uma casa na árvore e uma casinha de cachorro. Com criatividade e sempre equilibrando estética e funcionalidade, marcas de seu trabalho, o arquiteto Duda Porto lança na mostra seu novo projeto: o protótipo de um empreendimento imobiliário que serve tanto para residências como para hotéis e pousada,: a casa sustentável. Ela vem em módulos que podem se conectar e ampliar de acordo com a vontade e a necessidade do cliente.

dudaporto-foto-1

A casa é feita em estrutura metálica com revestimento termoacústico, madeira tipo OSB, manta hidrofugante e, por fim, uma placa cimentícia. Por dentro, madeira. A sustentabilidade está do início ao fim: uma construção seca que não provoca resíduo e tem desperdício zero; a madeira é toda de reaproveitamento; a ventilação é cruzada, provocando conforto térmico no interior; há captação de água da chuva para reutilização e a energia é solar. Na mostra, tudo foi montado em 15 dias. Para projetos residenciais, a casa fica pronta em apenas dois meses.

dudaporto-foto-2

Com linhas retas e traços simples, a arquitetura é minimalista. “Sigo a máxima que diz que o mais alto grau de sofisticação é a linha pura da casa. Esta, especificamente, segue aquele traço da criança quando desenha uma casinha: simples, aconchegante e sofisticada”, diz Duda.

dudaporto-foto-3

A decoração da área interna inclui a Cama Box 160 da Euro Colchões, a poltrona Shell e mesa de apoio Conina (LZ Studio) e peças do antiquário Arnaldo Danemberg, como bancos, uma mesa lateral e um baú. Já na área externa, tudo é da LZ Studio (poltronas, sofá Ana e mesa Lumnia), que também assina a produção da casa na árvore.

dudaporto-foto-4

Na área externa, um deck com lounge e uma lareira “dupla face”, ou seja, serve tanto ao deck como ao interior da casa. Do outro lado, supercharmosas – e também um lançamento do escritório do arquiteto –, uma casa na árvore (com elementos infantis no interior e uma das paredes em corda, que vira uma brincadeira adicional) e uma casinha de cachorro, também projetada levando em conta não apenas o conforto do animal, mas ventilação e a higiene. Uma curiosidade é que as três casas têm o mesmo formato, apenas escalas diferentes.

dudaporto-foto-5

dudaporto-foto-6

A CASA COR RIO 2016 está em cartaz na Rua Marquês de São Vicente, 268, Gávea, até 20 de novembro. O horário de funcionamento será de terça a domingo, das 12h às 22h.