Zanines na Casa Rosa

Convidado pela CASA COR Rio, o Studio Zanini faz uma “intervenção” na edição deste ano. No hall do primeiro andar, o designer Zanini de Zanine exibe, pela primeira vez, a reedição que o Studio fez de peças da Linha Z, produção industrial que seu pai, José Zanine Caldas, realizou entre 1949 e 1955. É o “Espaço José Zanine Caldas”.

zanininho-foto-1

Desde essa data, os móveis estavam fora de produção. “Vamos celebrar o relançamento da linha com duas poltronas Kid em madeira maciça e estofado em veludo vinho”, explica o designer, que ainda está “descobrindo” projetos antigos do pai. “Era uma época bem diferente, muitos desenhos e estudos estão em vários locais. Vez ou outra ainda encontro algo novo ou raro”, conta.

zanininho-foto-2

Além das poltronas, o mobiliário artesanal de José Zanine Caldas também estará no Espaço, com uma luminária de piso maciça da década de 1980 e um banco dos anos 1990.

zanininho-foto-3

A grande homenagem estará nas paredes: 10 maquetes originais, feitas à mão pelo arquiteto, estarão enquadradas, com iluminação especial. As mesmas maquetes foram expostas no Musée des Arts Décoratifs do Louvre, em Paris, em uma exposição individual de Zanine Caldas em 1989.

A CASA COR RIO 2016 está em cartaz na Rua Marquês de São Vicente, 268, Gávea, até 20 de novembro. O horário de funcionamento será de terça a domingo, das 12h às 22h.