Anjos de Kim

Pode ter certeza: os anjos cantarão em Londres no dia 03 de outubro, quando a artista plástica carioca Kim Poor lança a exposição “The Shadow of Angels” na igreja de São Estevão.

kim-foto-1

 a artista plástica Kim Poor preparando as obras da exposição “The Shadow of Angels”, onde ela usa a técnica do “Diafanismo”.

O tema da exposição, que tem curadoria do historiador e crítico de arte Edward Lucie-Smith, é o apelo universal dos anjos e a presença deles em nossas vidas. A iconografia angelical tem sido uma forma unificadora, se destacando em todas as religiões e culturas. Seja no judaísmo, no hinduísmo, no islamismo ou no cristianismo.  Em meio a tempos turbulentos, como os de nossos dias atuais, os anjos pintados por Kim simbolizam esperança para um mundo instável.  Eles são os nossos protetores e mensageiros espirituais – além de agirem como uma ponte entre a gente e o Divino.” – ressalta a artista.

kim-foto-2

kim-foto-3

 

Por isso, nada mais adequado do que expor esse trabalho na igreja anglicana St Cristopher Wren, que sempre oferece uma interessante programação artística, e está entre as igrejas mais belas da Inglaterra.

Na noite de inauguração, os visitantes serão recebidos por uma performance de música clássica e ballet, em homenagem aos anjos. O solista principal do Royal Ballet dançara em volta do altar que foi esculpido por Henry Moore. A dança, angelical, será ao som de um violoncelo. Em seguida, vários bailarinos do grupo de dança contemporânea Rambert dançaram músicas dedicadas aos anjos pela paz mundial.

 

kim-foto-4

 

Kim estudou arte na Parsons School, em Nova Iorque, e na Central School of Art, em Londres. Na década de 1970, o artista Salvador Dali, ao visitar sua exposição na Soho Gallery, ficou perplexo com sua técnica peculiar de pintura, que funde pó de vidro em chapa de aço, e a batizou de “Diafanismo” . Suas telas já foram expostas em galerias e museus de diversas cidades do mundo, como Rio, Nova York, Londres e Atenas e estão em importantes coleções particulares, como a de Paul McCartney e Rothschild.
A exposição “The Shadow of Angels” fica em cartaz de 03 a 29 de outubro na igreja St. Christopher Wren, em St. Stephen Walbrook – Londres.