Arte no Rio

Quem acha que a maratona cultural no Rio terminou depois da Olimpíada e Paralimpíada, fica a dica: a 6ª edição da ArtRio começa amanhã! Até domingo, os armazéns do Píer Mauá estarão abertos para visitação dos amantes da arte e do design –fora toda a programação paralela que sempre acontece durante a feira. Com a crise econômica, já era de se esperar que essa edição da ArtRio fosse mais enxuta. De fato, são sete galerias a menos que participam esse ano em comparação com o ano passado. Entre as baixas, pesos pesados como a londrina White Cube e a catalã Mayoral. Fora isso, em vez de cinco galpões, apenas quatro serão usados pra feira.

artrio-foto-1

Mas, de toda forma, a organização da feira promete uma ArtRio cheia de novidades e badalação e dizem não acreditar que a crise afetará os resultados de vendas da feira. São 59 galerias brasileiras e 14 estrangeiras trazendo obras de chegam a custar até R$ 8 milhões. Entre as peças mais cobiçadas estão uma pintura de Chagall da Athena Galeria de Arte, uma tela de Giorgio Morandi da Galeria David Zwirner e uma instalação de Franz Ackermann na Galeria Fortes Vilaça.

art-rio-foto-2

art-rio-foto-3

Como nas duas edições anteriores, metade do Armazém 4 é ocupado pela IDA, feira de design, que conta com 16 das mais conceituadas galerias do mercado nacional de design -com trabalhos seriados, múltiplos e peças únicas, selecionados por um rigoroso comitê curatorial. Entre eles: Mercado Moderno, MiCasa, Maneco Quinderé e outros craques.  A novidade dessa edição é que o Joia Brasil estará entre o time top de participantes, que pela primeira vez em suas 17 edições, evolui do espaço de exposição para uma feira, vendendo todas as peças a mostra. Joalheiros irão apresentar coleções temáticas criadas especialmente para as 11 vitrines do evento. Os participantes são: A. Costa Atelier, Atelier Mourão, Carla Buaiz, Cris Porto, Francisca Bastos, Gabi Niskier, Yara Figueredo , Isabella Escudero, Lucia Lima, Mercedes Herrera, Nelusha Araújo,  KRM de Katia e Rafaela Muguet e VOA.

art-rio-foto-4

art-rio-foto-5

Fora dos pavilhões do Píer, vale a pena também conferir as exposições na Fábrica Bhering, que tem entrada franca. Diversos ateliês estarão de portas abertas no prédio da antiga fábrica, reunindo exposições e intervenções criativas de 14h-21h.

art-rio-foto-6

art-rio-foto-7

A ArtRio 2016  acontece de quinta a domingo (dias 29 de setembro a 02 de outubro) no Píer Mauá – Av Rodrigues Alves 10 – de 13h-20h. Ingressos antecipados podem ser comprados através do site  da feira.