O Som da Dupla

A galeria de arte nova iorquina Lehmann Maupin está mais colorida, vibrante e bem humorada. Os responsáveis são OSGEMEOS, dupla paulista de grafiteiros, que estão em cartaz na galeria até 22 de outubro. A exposição “Silence, of the Music que é também uma instalação site specific, ocupa cinco salas da galeria. Misturando desenho, pintura, colagem, escultura e mídias cinéticas e auditivas, a instalação provoca sensações multissensoriais. Além de apresentar conceitos novos da dupla, a exposição resgata também elementos importantes para os primórdios do trabalho de Gustavo e Otavio Pandolfo: OSGEMEOS.

gemeos-foto-1

A exposição – que é a primeira solo dos artistas em NY- faz um panorama do processo criativo e perspectiva artística dos irmãos, com ênfase na música. Os anos 70 e 80 foram especialmente influentes para os gêmeos, num momento onde o hip hop improvisado feito nas ruas de São Paulo começou a ganhar corpo e quando os bboys começaram com seu protagonismo. Uma das salas contém auto falantes embutidos que tocam músicas ligadas aos temas das pinturas.

gemeos-foto-2

gemeos-foto-3

Elementos musicais como caixas de som, vitrolas e ondas sonoras fazem parte importante dos desenhos lúdicos espalhados por todos cantos da galeria. Sim, até o chão e o teto foram cobertos pelos personagens amarelinhos que já são a assinatura dos artistas. Alguns, inclusive, em tamanho real. Um deles é uma instalação interativa que toca discos de vinil – algo que é muito precioso para os irmãos até hoje.

gemeos-foto-4

gemeos-foto-5

gemeos-foto-6

A exposição “Silence of the Music” fica em cartaz até 22 de outubro na galeria Lehmann Maupin de Nova York, que fica na 536 W22nd St, no Chelsea.