Sonhos Cariocas

A quarta edição da Semana Design Rio não só mudou de endereço – fica agora no Armazém Utopia (6) – como também promoverá novos eventos. Como nas últimas edições, designers, arquitetos, artistas e público vão discutir o papel do design na sociedade e trocar experiências sobre ações transformadoras. O grande destaque da Semana deste ano, que acontece de 01 a 04 de setembro, é o evento “Utopias Cariocas”, organizado pela Casa Vogue.

A revista lançou a seguinte pergunta para dez dos mais importantes escritórios de arquitetura do cenário carioca: “Qual seria o seu projeto dos sonhos para o Rio de Janeiro?”. A partir disso, os arquitetos se debruçaram para apresentar maquetes e croquis com propostas, que estarão expostos no “Utopias Cariocas”. São eles: Maurício Nóbrega, Cadas Abranches, Lia Siqueira, Sérgio Condes Caldas, Índio da Costa, Ouriço Arquitetura, Erick Figueira de Mello, Jacobsen Arquitetura, Gisele Taranto e Bernardes Arquitetura. Muitos abordam questões de transporte público, o turismo da Zona Sul e soluções que envolvem a sustentabilidade.

Confira aqui um preview do que poderá ser visto na Praça Mauá a partir de amanhã.

Retomada da Ilha, by Cadas

utopias foto 1

A Ilha das Cobras, unida por um píer à Praça XV e à Ilha Fiscal, foi uma fortificação criada no século 16 e hoje pertence à Marinha. Cadas pensou em retomar o espaço: na parte alta, os prédios históricos abrigariam restaurantes, hotéis, comércio. Na parte baixa, galpões e porta-aviões sem valor arquitetônico dariam lugar a uma concha acústica, um mercado de pescados, verduras e frutas e um museu de arte para obras de grandes dimensões, ao estilo de Dia: Beacon, em NY.  Finalizando, pequenos canais navegáveis dividiriam a ilha em partes menores.

Transporte Suspenso, by Ouriço Arquitetura

utopias foto 2

Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida criaram uma forma de integrar a Zona Norte à Zona Sul: o ArvoRIO. Um sistema de teleféricos uniria Parque Lage, Jardim Botânico, Parque da Cidade e Floresta da Tijuca. Os teleféricos não ficariam no topo das montanhas, para não atrapalhar a vista já existente; e as estações teriam dois andares, um para embarque/desembarque e outro que serviria como mirante, com direito a wi-fi e elevador para pessoas com deficiência.

Anéis de Mobilidade, by Bernardes Arquitetura

utopias foto 3

Thiago ressuscitou um projeto de 1979 de seu avô, Sérgio Bernardes, chamado Anéis de Equilíbrio para o Rio de Janeiro. Trata-se de um sistema de viadutos altos, que ofereceriam alternativas de transporte em volta das montanhas, ligando os maciços da Tijuca, Engenho de Dentro/Engenho Novo e Pedra Branca. Ficariam 100m acima do nível do mar, máximo permitido por lei, e sob as vias seria implementada uma linha de metrô, além de prédios residenciais, comércio e estacionamento. O complexo contempla também o equilíbrio das águas da chuva, com coleta em reservatórios para abastecimento e controle dos deslizamentos das encostas.

Cultura sobre água, by Erick Figueira de Mello

utopias foto 4

Onze mini-ilhas satélites implantadas na Lagoa Rodrigo de Freitas constituem a proposta de Erick. Nelas, funcionariam restaurantes, teatros, cinemas e apoio náutico para barcos e jet skis. As ilhas seriam flutuantes, alimentadas por energia solar, com uma estação de tratamento de água e ligadas entre si por uma linha de comunicação chamada VLA – Veículo Leve sobre Água. Nesse projeto, não existiriam os clubes Caiçaras e Piraquê, e todo o entorno da Lagoa seria reurbanizado no formato de um parque, com ampla área de vegetação, ciclovias e caminhos.

Além da exposição das maquetes e dos desenhos apresentados, o evento contará também com um debate com o público. A mesa-redonda terá participação de arquitetos que fazem parte da exposição com mediação de Taissa Buescu, diretora de redação da Casa Vogue.

Para conferir a lista completa dos projetos, visite o site da Casa VogueO Utopias Cariocas acontece durante a Semana Design Rio 2016, no Armazém da Utopia (6), na Praça Mauá – Zona Portuária, Centro. O evento acontece apenas de 1 a 4 de setembro, das 14h às 22h.