Hotel Tropical

Um dos importantes legados que a Olimpíada nos deixa é, sem dúvidas, no plano da arquitetura e do design. Quando se fala em hotelaria, são muitos projetos bacanas que pintaram por aqui desde o anúncio do Rio como cidade-sede. O A Cor da Casa hoje se inspira no novo hotel yoo2, do escritório de design do francês Philippe Starck em parceria com a decoradora paulista Melina Romano.

yoo-foto-1

A rede Yoo2 desembarca no Rio trazendo seu conceito internacional pros cariocas. Com o lema “Same is Lame” (Chato é ser Igual), cada unidade é diferente da outra. A ideia é personalizar cada hotel de acordo com a personalidade da cidade onde está situado. Para que isso aconteça, há sempre uma parceria com algum escrito de design local para que de fato o hotel tenha a cara da cidade. Nesse caso, a escolhida foi o escritório Melina Romano, de São Paulo.

yoo-foto-2

yoo-foto-3

O design hotel de 12 andares e 143 apartamentos está localizado na praia de Botafogo. Além da Bahia de Guanabara como cartão postal, conta com as vistas mais icônicas da Cidade Maravilhosa como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Perda da Gávea e o morro Dois Irmãos.

yoo-foto-4

 

Coube a Melina personalizar, adaptar e desenvolver o projeto do primeiro hotel da marca, idealizado para ser um hotel design. Seu escritório está à frente de toda a área comum como lobby, restaurante, bar, terraço e piscina assim como os corredores e quartos, incluindo a suíte presidencial. “Minha preocupação, desde o início, era trazer para os ambientes contemporaneidade e sofisticação, além de um toque de brasilidade” conta a decoradora.

yoo-foto-5

yoo-foto-6

A profissional realizou uma curadoria especial e privilegiou o mobiliário de design nacional, escolheu peças de jovens e consagrados talentos como Ana Nuete, que desenvolveu um lustre exclusivamente para a recepção do hotel. Completa o time de artistas brasileiros: Leo Romano, Marcus Ferreira, Rodrigo Ferreira e Marcelo Rosenbaum.

yoo-foto-7

yoo-foto-8
Para este projeto, Melina usou cores fortes, uma das características de seu portfólio, assim como modernidade e inovação. Destaque para a estante de madeira verde e amarela localizada na recepção e o cinza e azul turquesa aplicados no terraço e na área da piscina. Outro ponto alto é a aplicação de ladrilhos hidráulicos da década de 20 e modelos criados especialmente para o hotel. Ela ousou da geometria neste revestimento que está presente em diversas áreas como bar, terraço, piscina e quartos.

yoo-foto-9

A designer escolheu cabeceiras de taco, móveis e acessórios – como a chaise Pão de Açúcar da Tissot – para os quartos. A suíte presidencial recebeu o nome de Celebration para homenagear a vista privilegiada para o Corcovado e Pão de Açúcar e conta com toques retrocomo vitrola e letreiro luminoso, uma maneira de resgatar a atmosfera áurea, festiva e boemia da década de 50 do local.

O Hotel Yoo2 fica na Praia de Botafogo, 242 – Botafogo.