Sebastião Salgado em Retrospectiva

A programação cultural do Rio, Cidade Olímpica, está pra lá de agitada. Temos mostrado aqui no A Cor da Casa algumas das várias opções de exposições a serem vistas durante a Olimpíada. Hoje, mostraremos um preview da exposição de Sebastião Salgado, um dos maiores nomes da fotografia mundial, que inaugurou na semana passada sua primeira mostra na galeria Silvia Cintra + Box 4, que começou recentemente a representá-lo. A exposição pretende fazer um apanhado de importantes momentos da obra de Salgado desde os anos 70 até os dias atuais.

ssalgado-foto-1

O fotógrafo Sebastião Salgado

O ponto de partida é um conjunto de quatro fotografias feitas na América Latina entre o final dos anos 70 e princípio dos 80. Essa série deu origem ao primeiro livro lançado por Salgado, “Outras Américas”. Seguindo pela década de 80, cinco imagens representam a histórica série que o fotógrafo realizou na “Serra Pelada”, uma serra localizada no Pará que chegou a ser considerada o maior garimpo a céu aberto do mundo e que nesta época viveu uma verdadeira “corrida do ouro”.

ssalgado-foto-2

Foto de 1989

Os anos 90 estão representados por três obras, sendo uma delas a maior imagem da exposição e uma das mais reproduzidas na obra de Salgado, uma estação de trem lotada de pessoas na Índia. Finalizando a mostra, 18 imagens da série “Gênesis”, mostram um lado mais lírico da obra de Salgado. Durante oito anos, o fotógrafo percorreu inúmeros locais do planeta em busca de paisagens ainda intocadas pelo homem. O Brasil aparece com força nesta série, que passa pela Amazônia, Pantanal e tribos indígenas no Pará.

ssalgado-foto-3

Foto tirada no Pantanal – Mato Grosso, 2005

Durante as expedições do “Gênesis”, Salgado viveu pela primeira vez a experiência de fotografar animais e estabelecer com eles uma relação de proximidade e muitas vezes de confiança. Jacarés, baleias, pinguins e onças fecham a exposição.

A exposição fica em cartaz até 3 de setembro na Galeria Silvia Cintra + Box 4, na Rua das Acácias 104 – Gávea.