A clínica veterinária que deu um toque mais verde a Ipanema

A Rua Vinicius de Moraes está mais verde e mais pet-friendly. A razão? A inauguração da nova loja The Pet From Ipanema, que agora é um hospital veterinário 24 horas, com uma belíssima parede verde de 12m de altura na fachada com projeto do escritório Mareines+Patalano.

A clínica foi elaborada pelo Médico Veterinário Luiz Pereira, que introduziu um novo conceito de petshop boutique no Rio de Janeiro desde 1994. Como ele mesmo costuma dizer: “Tiramos o cão do quintal e o levamos para a cama dos seus donos”. Luiz não poupou esforços ao longo do tempo para deixar o visual em sintonia com a nova proposta de negócio que ele propunha.

Nossa editora Patricia Mayer, sócia da 3Plus, foi inclusive consultada por Ivo Mareines no início da concepção do projeto da fachada viva. “Dei a maior força,” – ela conta – “Uma fachada verde é um serviço à rua e ao bairro, além de atrativo. É lindo e agradável de olhar.”

 

pet-foto-1

pet-foto-2

pet-foto-3

O arquiteto Ivo Mareines conta que a arquitetura hospitalar animal encontra nos seus diversos espaços o que de mais moderno pode se contar para cuidar desse animal “membro da família”. Espaços de consultórios, clínicas laboratoriais e exames de imagem se sucedem  até um centro cirúrgico que segue padrões adotados nos hospitais humanos.

O paisagismo, que ficou por conta da Vistara Paisagismo, através dos paisagistas Marita Adania e Rafael Pretti, soube interpretar com uma verdadeira tapeçaria vegetal o conceito dessa nova clínica. Marita lembra do desafio que foi o projeto, com a parede viva que é regada duas vezes por dia. “Foram muitos itens a serem resolvidos simultaneamente, desde a localização do prédio em relação ao sol (existência de uma região de sombra, graças aos altos prédios em frente, e outra em sol aberto, quando estes produzem uma fresta entre si), até a concepção das próprias formas arquitetônicas em curvas parabólicas, sobre as quais as plantas deveriam se apoiar, e principalmente, se desenvolver viçosas e praticamente sem nenhuma substituição de espécimes, devido à dificuldade de manutenção nos mais de 10 m de altura do edifício.”

pet-foto-4

pet-foto-5

Outra novidade foi a inauguração no início do mês da The Cat from Ipanema, uma clínica veterinária exclusiva para gatos. Criada em parceria com dois craques do ramo, os médicos veterinários Carlos Gabriel Dias e Bianca Couto, a nova clinica – que é membro da American Association of Feline Practitioners (AAFP) – funciona em um espaço de dois andares, localizado também na Rua Vinicius de Moraes, contando com dois consultórios, centro de estomatologia, ambulatório de doenças infecciosas e internação com enfermeiros preparados para o atendimento de felinos.

A The Pet From Ipanema fica na Rua Vinícius de Moraes, 178 / 2o andar – Ipanema e funciona de segunda a sexta de 9h às 19h, e aos sábados de 9h às 18h.