Luxury Occupation

O título da exposição é intrigante: Squat. Em inglês, significa ocupação de terras desocupadas. Bom, em “arquiteturês”, significa uma mostra de decoração, arquitetura, arte e design num belíssimo apartamento desocupado – e descolado- em Mayfair.

Após edições de muito sucesso em Paris, Milão e Beirute, a primeira Squat London começou em junho e vai até outubro. Diferente de muitas mostras temporárias, essa coloca tudo a venda. Tudo mesmo, inclusive o próprio apartamento, de 218 m2 e um invejável pé direito de três metros. Gostou, levou.

Quem organiza é Nisha Yashar, dona de uma galeria de design muito conhecida em Milão chamada Nilufar. A edição em Londres é fruto de uma parceria com a designer de interiores Shalini Misra e o galerista Mehves Ariburnu. Eles montaram o apartamento inteiro criando harmonia entre os móveis, peças de arte e objetos de design. A ideia é mostrar para o público dentro de um espaço caseiro, longe das paredes brancas e geladas de uma galeria ou loja de decoração, a colisão harmoniosa de todos esses elementos. O diferencial da edição londrina é que essa é a primeira vez onde o apartamento está absolutamente prêt-à-porter – ou seja, pronto para morar, com todos os acabamentos e detalhes na mais perfeita ordem.


A idealizadora da mostra Squat: Nisha Yashar


Entre as peças mais cobiçadas, um bookcase de 1960 de Franco Albini, cadeiras de Gio Ponti, luminárias de Lindsey Adelman e móveis de Patricia Urquiola. A mesa “Urmia” de Massimiliano Locatelli é um dos destaques. A mistura das texturas traz sensualidade ao ambiente: linho, veludo, couro, mármore, espelhos… tudo junto e misturado. Tons pastéis de rosa estão lado a lado com tons de marrom com uma elegância que lembra as paletas da Prada, onde Nisha Yashar já trabalhou como consultora.

Além da visitação, a Squat London oferecerá palestras, jantares e outros eventos em sua programação durante os quatro meses da mostra.

Squat London fica no Flat 1, 70 South Audley Street, em Mayfair até dia 15 de outubro.