Um Mergulho

Esqueça o frio. A partir de quarta-feira, os cariocas estarão convidados para dar um mergulho – diferente – no Paço Imperial. Com curadoria de Vanda Klabin, a mostra “Maritza Caneca | Série Piscinas”, reúne 25 fotografias inéditas da artista produzidas aqui no Brasil, Israel, Cuba, Suíça e Estados Unidos. 

Maritza Caneca (foto: Guga Millet)

O olhar de Maritza, que começou a carreira como fotógrafa de cinema, está refletido em diferentes equipamentos aquáticos que encontra pelo caminho. Públicas ou não, mas sempre sem a presença humana, as piscinas foram registradas em lugares como Laos, Bangcoc, Vietnã, Camboja, Estados Unidos, Suíça, Itália, Cuba, Israel, além do Rio de Janeiro, lugar em que vive e atua. Para realizar o trabalho, a artista aponta suas lentes para ângulos inusitados que oferecem a linha reta e a simetria que compõem sua narrativa. 

“American Flag” – São Francisco, EUA

“As piscinas de Maritza trazem um território transbordante de vivências e ressignificações. Elas parecem conter episódios de vida, vestígios de memória, um tênue fio entre a presença e a ausência, um curso do tempo que parece suspenso, congelado, atemporal”, observa Vanda Klabin.

“Basel 2015”  Basiléia, Suíça

Integram a exposição, entre outras obras, uma piscina de vidro, clicada em São Francisco, uma piscina fotografada à noite em Jerusalém, a piscina da casa onde morou Ernest Hemingway, em Havana, o vestiário da Piscina da Universidade de New Orleans e uma piscina de um colégio público no Rio de Janeiro.

“Açude 2013” – Rio de Janeiro, Brasil

“Todo o meu trabalho tem uma coerência e neste conjunto de piscinas convido o público a mergulhar neste universo particular, fruto da minha pesquisa. Realizar a primeira individual no Paço, com a curadoria da genial Vanda Klabin, é uma grande alegria. Sobretudo durante as Olimpíadas, quando a cidade estará cheia de visitantes e com uma caprichada programação cultural”, comemora Maritza.

 A exposição “Maritza Caneca | Série Piscinas” inaugura neste dia 23 de junho no Paço Imperial – Praça XV, 48, Centro.