Espaço Aberto

Neste sábado o bairro da Glória ganha um presente muito especial. É a inauguração do Jacaranda, um novo espaço de arte contemporânea no complexo empresarial Villa Aymoré. Exatamente: a bela construção histórica do século XIX que foi reformada para sediar a Casa Cor Rio no ano passado. O espaço de três salas, com 600 m², será inaugurado com a exposição “Do clube para a praça”que reúne vídeos, pinturas, objetos e esculturas (muitos deles inéditos) de artistas como Carlos Vergara, Luiz Zerbini, José Bechara, Waltércio Caldas, Daisy Xavier, Daniel Senise, Lucia Koch entre outros.

A exposição foi concebida pela critica de curadora de arte Luisa Duarte, a convite dos integrantes do Arte Clube Jacarandá. Raul Mourão é um dos fundadores do clube, um grupo que pensa arte, composto por Carlos Vergara, Daniel Senise, Afonso Tostes e José Bechara. Eles já se reúnem há dois anos em Santa Teresa mas agora encontraram um novo endereço na Villa Aymoré. 

 “Estamos falando de um lugar de encontro. De um novo espaço para trocas entre artistas de diferentes gerações. Um espaço aberto à aposta, à experimentação que pode aglutinar pensadores de diferentes áreas, sem compromisso com a especialização, e captar assim a temperatura da cidade e os seus desejos na campo da cultura e da arte, campo este ainda mais vital em um período de crise como o que passa o Brasil e o estado do Rio. Cultivar lugares para a energia criativa e pensante da cidade florescer é fundamental em um momento como o que vivemos hoje.” diz Luisa Duarte.

Foto: Vicente de Mello

“O Jacaranda é um lugar de exposição, educação e memória. O espaço vai sediar os encontros e atividades do Arte Clube Jacarandá, exposições de curadores convidados, os arquivos do nosso banco de dados, palestras, cursos e oficinas. Sempre tendo o artista como protagonista.” completa João Vergara, diretor operacional do Jacaranda.

Foto: Vicente de Mello

A Glória, que é um bairro carente de centros culturais, ganha então a possibilidade de fazer parte de um novo circuito de arte contemporânea no Rio, na esperança de criar uma ponte com os inúmeros ateliês da Lapa e Santa Teresa, o vizinho MAM, a Oi Futuro e o Studio X. Assim seja!

A inauguração é no dia 18 de junho de 15h as 20h na Villa Aymoré, que fica na Ladeira da Glória, 26 / casa 1. A visitação é de 22 de junho até 29 de julho, com entrada franca.