Inspiração: Luxo Verde

Tá certo que Nova York é conhecida por ser uma floresta de concreto, mas o novo 1 Hotel Central Park, do SH Group, chegou trazendo um pouco mais de verde para a cidade. Com a fachada coberta por eras e um projeto arquitetônico que muito contempla o uso de madeira certificada na decoração, o hotel se propõe a ser um pedacinho do Central Park no meio do caos urbano de Midtown Manhattan. O A Cor da Casa se inspira hoje nesse hotel que é o exemplo vivo do conceito “green luxury”,  ou luxo verde, já bastante disseminado nos Estados Unidos e que engatinha ainda por aqui.

A proposta “verde” não termina com as eras que cobrem a fachada do edifício de 18 andares na rua 58 com a 6a Avenida. Na verdade, isso é apenas a porta de entrada para o que é descrito com uma verdadeira experiência sustentável na hotelaria. Além de todos os móveis do hotel serem feitos por artesãos locais com materiais certificados, reduzindo a pegada ambiental. O uso de texturas rusticas como de pedras e tijolos predomina na decoração, criando um ambiente mais intimista e casual. 

Os quartos, com uma belíssima vista para o Central Park, tem todo uma pegada sustentável. Exemplos? Em vez do jornal impresso matinal na porta do quarto, um tablet é presetado para abrir os principais jornais nacionais e internacionais a cada manhã. O tradicional bloquinho com caneta na mesa de cabeceira de todo e qualquer hotel foi substituído por um micro quadro-negro com giz para anotações. No lugar de garrafas d’água, um filtro super potente. No banheiro, um timer que indica quando o hóspede demora mais que cinco minutos no banho. São as pequenas mudanças que fazem a diferença para o meio ambiente.

Destaque também para o restaurante no térreo, o Jams. A proposta do cardápio não poderia ser diferente do conceito geral do hotel. Portanto, oferece exclusivamente produtos orgânicos, frescos e sazonais. Sempre priorizando produtores locais no estado de Nova York, o que se conhece como “farm to table”.

O proprietário, Barry Sternlicht, acredita que esse conceito está sendo muito bem recebido pelo público. Um outro desse gênero também está fazendo sucesso em Miami. E a ideia é expandir. Tomara!

O 1 Hotel Central Park fica na 1414 Avenue of the Americas. Confira o site para mais informações sobre esse conceito incrível.