Campanas e as Bordadeiras

“Retratos Iluminados” é o lindo nome dado à exposição que inaugurou na semana passada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, no Rio. A mostra é fruto de uma parceria dos Irmãos Campana- os designers Fernando e Humberto Campana- com o Sebrae e órgãos de fomento de artesanato em Sergipe e Alagoas. O trabalho delicado das bordadeiras de áreas próximas ao Rio São Francisco e a criatividade impar dos irmãos designers são o foco desse belo casamento de talentos. Elas foram convidadas pelos irmãos Campana para criar uma instalação que expõe bastidores gigantes suspenso no ar exibindo os rostos das artesãs.

O trabalho foi desenvolvido pelo Instituto Campana e o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) em parceria com o Sebrae e o governo de Sergipe. Quando o IPTI apresentou para os Campana as comunidades de Sítios Novos (SE) e de Entremontes (AL), eles ficaram muito entusiasmados e impressionados com o trabalho das artesãs da região do São Francisco. Os designers brasileiros, de fama internacional, trabalham muito com matéria prima nacional e valorizam muito o trabalho artesanal. 

Como grandes estandartes suspenso, os rostos bordados e iluminados das 35 artesãs – e protagonistas- ficam em destaque no espaço. “Quisemos colocar as bordadeiras como protagonistas e que elas mostrassem os seus rostos, como um ato afirmativo”, conta Humberto Campana. Vale conferir a riqueza de técnicas de rendendê e ponto-cruz, que impressionantemente não foram esquecidas através do tempo. Desde o período colonial, a técnica é mantida viva pelas bordadeiras, apesar da pressão dos tempos modernos para a rapidez e a produção em massa.

 

A mostra fica em cartaz até 03 de setembro no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) , que fica na Praça Tiradentes, 67 (Centro).