Mundo Mágico

Quem vai para São Paulo durante o feriado de Tiradentes, não pode deixar de conferir a curiosa exposição “O Mundo de Tim Burton”  – que está em seus últimos dias no Museu da Imagem e do Som. Em colaboração com a Tim Burton Productions e a curadora Jenny He, a mostra apresenta desde desenhos da primeira infância até obras da carreira consolidada de Tim Burton. É um verdadeiro passeio pelo mundo mágico desse premiado diretor, autor, produtor, cineasta e desenhista, explorando toda a gama de seu trabalho criativo.

A retrospectiva de trabalhos de Tim Burton foi originalmente montada pelo MoMA (NYC) em 2009 e depois viajou para as cidades de Melbourne, Toronto, Los Angeles, Paris e Seul. Após estas paradas “O Mundo de Tim Burton” se aprofundou na temática de Burton, seus assuntos e sua perspectiva criativa única, apresentando mais de 150 novas obras não vistas na exposição anterior. Depois de paradas em Praga, Tóquio, Osaka e Brühl. o Museu da Imagem e do Som (MIS) foi a primeira instituição da América Latina a sediar esta exposição.

São cerca de quinhentos itens incluindo obras de arte e esboços raramente ou nunca vistos, pinturas, storyboards e bonecos de sua vasta filmografia, que inclui “Edward mãos de tesoura”, “O estranho mundo de Jack”, “Batman”, “Marte Ataca!”, “Ed Wood”, “Os fantasmas se divertem”, entre outros, e de projetos não realizados e pouco conhecidos que revelam seu talento como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor.

Apesar dos vários aspectos macabros da temática de Burton, a mostra tem muitos aspectos interativos, sendo ideal também para crianças. Longe de assustadas, as crianças também se encantam com a riqueza e os detalhes expostos.

“O Mundo de Tim Burton” fica em cartaz apenas até 15 de maio  no Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS – fica localizado na Avenida Europa, 158, Jardim Europa.