Artefacto celebra 40 anos na Mostra 2016, no CasaShopping

Chegou a vez da Artefacto do Rio comemorar em grande estilo os 40 anos da marca. A loja do CasaShopping, na Barra da Tijuca, recebeu convidados neste sábado para o lançamento da Mostra Artefacto 2016 com uma badalada festa. Como na mostra de São Paulo, arquitetos de renome foram convidados para ambientar espaços no tema “Lugares e Desejos”, criando ambientes a partir de destinos de viagens. São 19 ambientes, criados por 24 arquitetos e designers de interiores. Entre eles: Paola Ribeiro, Joy Garrido, Roselli Muller, Cristina e Laura Bezamat, Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge, Anna Luiza Rothier, Ana Lúcia Jucá e Guilherme Osborne.

Pela primeira vez a marca aposta em ambientes amplos, três vezes maiores do que as edições passadas, traçando um paralelo entre viagem, arquitetura contemporânea e cultura. Os destinos escolhidos para serem homenageados rasgam o mundo de ponta a ponta: Rio de Janeiro, Bali, Taiti, Key West (EUA), Escócia, Tóquio, Londres, Miami, Saint Barth (Caribe), Irlanda, Capadócia, Bellagio (Itália), Marrocos, Califórnia, Paris, Hamptons, Ilhas Gregas, Capri e Toscana – Villa Petrischio.

“Mais do que o sucesso, comemorar os 40 anos da Artefacto é homenagear o trabalho feito em equipe. É celebrar este aniversário junto com todos os colaboradores que fazem parte da nossa história. Gente que vence as dificuldades, que supera barreiras, que vibra quando abrimos uma nova loja ou lançamos uma nova coleção. É festejar ao lado de parceiros, arquitetos, designers de interiores, paisagistas e clientes. Gente que esteve e está ao nosso lado durante todo esse tempo. Nosso sucesso está baseado no trabalho em grupo, tal qual uma orquestra. Isso é o mais importante”, conclui Paulo Bacchi, CEO da Artefacto.

A marca também lança o Projeto ‘Poltrona Austin’, em que 10 designers reinterpretam a icônica peça, como já foi mostrado aqui  no A Cor da Casa. 

Cristina Bezamat e Laura Bezamat: Marrocos

A proposta foi criar um ambiente que representasse as características da estética marroquina com a sofisticação e o glamour da mulher Saint Laurent. Foi imaginando um casal recém-chegado de viagem que Cristina Bezamat e Laura Bezamat criaram o “Ryad Artefacto”, que traz elementos do país africano junto com traços despojados e contemporâneos. As paredes de tijolo cru e os tapetes que adornam o espaço remetem à areia avermelhada do deserto e à cor ocre, predominante na arquitetura local. As estampas dos tapetes lembram o desenho típico dos azulejos marroquinos, as faixas de tecido suspensas no teto remetem o interior das tendas árabes.

Joy Garrido: St. Barths – Caribe

Neste pedaço de paraíso, acontece um espaço amplo e sereno, num quarto claro como se estivesse sobre a areia, pincelado com tom aqua das águas da Praia de Governeur, e marcado pelo calor do laranja páprica: a cor do pôr do sol. Tudo é despretensioso, mas generoso em dimensões que permitem a cama gigante, escrivaninha solta flutuando, e o grande sofá com chaise para hora do relax, da contemplação dessa natureza que envolve e celebra a vida. 

Duda Porto: Capadócia, Turquía

O ambiente foi inspirado na Capadócia e homenageia o arquiteto catalão Gaudí, que se influenciava muito pela arquitetura do local e por suas formações geológicas únicas – resultadas de fenômenos vulcânicos e erosão – para as suas criações arquitetônicas. Para o espaço Varanda Gaudí foram utilizados elementos que remetem à geografia e arquitetura da região histórica turca, com seus tons neutros como os escolhidos para os revestimentos. 

Paola Ribeiro: Hamptons, EUA

Apostando em referências clássicas e ao mesmo tempo praianas, o ambiente tem como principal inspiração o estilo usado nos Hamptons, tradicional e luxuoso balneário nos arredores de Nova York. A proposta foi criar uma sala bem confortável e ampla, sem perder a sensação de frescor e aconchego, típica da decoração daquela região. 

Roseli Müller: Toscana, Itália

O destaque e homenagem do espaço é para o consagrado ator Richard Gere que possui uma vila próxima ao templo Budista, o Instituto Lama Tzong Kapa, localizado nas vizinhanças da Villa Petrischio. O mobiliário foi totalmente direcionado às coleções da marca Beach & Country da Artefacto e escolhido criteriosamente pela função, material e cor de acabamento.

A Mostra Artefacto 2016 fica em cartaz pelos próximos 11 meses no CasaShopping (Bloco K), que fica na Av. Ayrton Senna 2.150, na Barra da Tijuca.