Preview Milano 2016

A edição de número 55 do Salone del Mobile promete arrasar os quarteirões milaneses. Verdade seja dita, a feira já é o evento mais importante do ano no calendário do design internacional – independente de qualquer data redonda. Os italianos estão preparando uma edição pra lá de especial pra Feira de Milão 2016, que acontece de 12 a 17 de abril. Os pavilhões da feira, na região de Rho, serão repletos por mais de 300 mil expositores de cerca de 160 países. 

E, como já é de praxe, a cidade inteira entra no espírito da feira, oferecendo uma programação intensa de eventos, palestras, exposições, inaugurações, festas e coquetéis para todos que estão em Milão naquela semana. O “Fuori Salone” deste ano tem, pelo menos, dois eventos que merecem destaque: a exposição “Stanze – Altre Filosofie dell’Abitare” e  a “Space & Interiors”.

Com curadoria de Beppe Finesse, a mostra “Stanze: Altre Filosofie dell’Abitare” (ou Quartos: Outra Filosofía do Morar)  destaca a profissão pouco valorizada do arquiteto de interiores. Beppe convidou onze decoradores italianos de peso para projetar espaços que ilustram suas próprias filosofias de vida e conceitos de moradia. São eles: Alessandro Mendini, Andrea Anastasio, Carlo Ratti, Duilio Forte, Elisabetta Terragni, Fabio Novembre, Francesco Librizzi, Lazzarini e Pickering, Manolo de Giorgi, Marta Laudani e Marco Romanelli e Umberto Riva. Além disso, homenageia aqueles que hoje são considerados mestres e precursores do ofício. 

A mostra “Space & Interiors”, no shopping Porta Nuova, no distrito de Brera, destaca o que há de melhor em acabamentos de arquitetura num ambiente multissensorial. A mostra promete oferecer aos visitantes uma experiência imersiva. Profissionais do ramo de arquitetura e decoração terão a chance de ver tudo que há de mais novo em termos de tendências do setor de acabamentos. 

Já dentro do perímetro da feira, uma exposição chamada “Before Design: Classic” com certeza chamará a atenção do público. Homenageando aquilo que veio antes do design    “atual”, a mostra propõe uma reflexão sobre a alma da casa contemporânea, contando a história do que é hoje considerado clássico, traçando um paralelo entre arte, design, cinema e criatividade. 

Para mais informações, visite o site do Salone del Mobile  )  e saiba como se cadastrar para visitar a feira. E para acompanhar a programação fora da feira, visite o site do Fuori Salone.  Em breve, mais destaques aqui no A Cor da Casa!