Zona Leste Premiada

Geralmente as notícias que ouvimos da Zona Leste de São Paulo são associadas à violência, transito caótico ou abandono público. Hoje o A Cor da Casa traz uma notícia de arquitetura e design desta mesma região: uma casa que ganhou o prêmio popular “Building of the Year 2016” pelo site americano Archdaily.

O prêmio de arquitetura é baseado na votação de cerca de 55 mil leitores, que filtram os projetos que se destacam entre os mais de três mil projetos apresentados no site durante o ano passado. A lista dos vencedores representa uma grande diversidade: desde projetos de ganhadores do Prêmio Pritzker como pequenos novos escritórios, como é o caso do Terra e Tuma, responsável pelo projeto da Vila Matilde em São Paulo. As categorias são: arquitetura pública, arquitetura comercial, arquitetura cultural, arquitetura hospitalar, arquitetura industrial, arquitetura esportiva, arquitetura educacional, arquitetura religiosa, arquitetura de interiores, arquitetura de lazer e serviços, casas, edifícios habitacionais, reformas e escritórios. 

Danilo Terra, Pedro Tuma e Fernanda Sakano- os arquitetos sócios do escritório Terra e Tuma – se uniram a paisagista Gabriella Ornaghi para transformar a casa. Com um orçamento apertado, essa antiga casa com sérios problemas de estrutura e salubridade, prestes a ruir, virou funcional, dinâmica e bela.

A solução mais simples e econômica foi demolir a casa antiga e projetar algo do zero. O resultado é uma casa térrea, com sala, lavabo, cozinha, área de serviço e suíte no térreo que atendesse a demanda da moradora. O pátio cumpre a função de iluminar e ventilar além de servir como uma extensão da cozinha e da área de serviço. No segundo andar uma suíte foi projetada para receber visitas e a área da laje foi transformada em horta. 

Moderna, elegante e com um alto padrão estético, a casa em Vila Matilde chamou a atenção dos leitores do ArchDaily, que a escolheram na categoria “Casas” como a construção do ano.

Fotos: Pedro Kok