Carvão-Ouro

A segunda exposição da novíssima Mais Um Galeria de Arte foi lançada ontem em Ipanema. O artista carioca Dudu Garcia apresenta uma individual com 120 trabalhos inéditos, divididos em duas séries: Fragmentos e Carvão-Ouro. Com curadoria de Fernando Cocchiarale, a exposição resume bem o foco da nova galeria, que é mostrar obras múltiplas em vários suportes: gravuras, fotografias, pinturas, vídeos e esculturas.

o artista plástico Dudu Garcia

Na série Carvão-Ouro, que dá o título à mostra, o artista apresenta 60 obras produzidas desde o início de 2015. Com formatos variados, os módulos são pintados com carvão e folha de ouro. Em Fragmentos, como o próprio nome já diz, Dudu Garcia reúne 60 trabalhos feitos de fragmentos quadrados de outras pinturas assinadas por ele.

As superfícies criadas por Dudu Garcia são um lugar de encontro improvável entre o abstracionismo informal e o hiperrealismo. O artista trabalha em cima do deslocamento de paisagens urbanas despercebidas para dentro do quadro. Uma das principais ferramentas utilizadas em sua pesquisa pictórica é o dialogo com a ação do tempo. Em suas pinturas, Dudu utiliza materiais orgânicos, pó́ de pedra, poeira, petróleo, borracha e limo como sua tinta sobre telas de linho, cânhamo e canvas de algodão.

“Dudu Garcia conseguiu produzir um sistema fundado na experimentação das possibilidades poéticas de uma pintura que extrai sua ordem espacial básica das marcas do tempo e dos homens deixadas sobre paredes e outras superfícies reais. O artista expõe aquilo que o quadro antes costumava cobrir”, resume Fernando.

“Carvão-Ouro” fica em cartaz até 18 de abril na Mais Um Galeria de Arte, que fica na Garcia D´Ávila, 196, Ipanema. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábados, das 10h às 17h.