Veludo na Praia

O recém-inaugurado Faena Hotel em Miami Beach é definitivamente “the talk of the town”. É o segundo do portfolio de Alan Faena, depois do sucesso exorbitante de seu primogênito no Puerto Madero de Buenos Aires. Sediado no antigo Saxony Hotel, considerado playground da elite americana nos anos 50 e 60, o novo hotel em Miami é apenas uma das próximas grandes novidades a serem inauguradas nesse quarteirão que já foi batizado como Faena District, empreendimento de um bilhão de dólares do estilista e empresário argentino. A ideia dele é criar um distrito todo baseado no seu ponto de vista utópico e fantástico, contendo além do prédio residencial e hotel já inaugurados, um shopping, um centro de artes e ainda mais um prédio residencial. Tudo no mais puro luxo.

Com quatro andares e 169 suítes (que, diga-se de passagem, incluem um mordomo particular), o hotel tem toques Art Deco com inspiração no glamour dos anos 50. E para dar esse recado, Alan Faena convidou um time de tops para fechar o conceito de design e decoração do hotel: o cineasta premiado Baz Luhrmann (Romeo e Julieta, Moulin Rouge e The Great Gatsby) e a figurinista ganhadora de Oscar Catherine Martin.

O resultado? Não é nem necessário dizer que é cinematográfico! Os quartos tem cortinas de veludo turquesa, poltronas coral, sofás vermelhos, lindos tapetes artesanais sob piso de madeira e com muitos detalhes em animal print. Os banheiros bem brancos têm detalhes em cerâmica e o grande destaque é a belíssima banheira solta de mármore. Todos os produtos de banheiro são produzidos pela Tierra Santa, e inspirados na casa de praia do próprio Alan, no Uruguai.

A área de lazer do hotel também vale ser destacada. O restaurante Los Fuegos tem uma linda cozinha aberta e um cardápio assinado pelo chef argentino Francis Mallmann. Além da vista para o mar e cheio de palmeiras, também é enfeitado por uma obra de arte de Damien Hierst que está dando o que falar: um esqueleto de mamute coberto por 24 quilates de ouro.

Atendendo apenas com reservas, o bar de sofisticados cocktails já virou point em Miami Beach. Chamado “Saxony Theatre”, tem uma decoração que lembra um inexplicável mix de Great Gatsby com Moulin Rouge.

E isso é apenas o início desse ousado empreendimento de Alan Faena para Miami. Que venham os próximos!