Paço Paulista

Quem procura uma programação off-Carnaval no Rio de Janeiro na semana que vem, tem destino certo no Paço Imperial. São os últimos dias das belíssimas exposições das artistas plásticas paulistas Renata Tassinari e Célia Euvaldo, ambas com curadoria assinada por Vanda Klabin. Enquanto Renata tem a cor como matéria-prima em todas as obras, Célia tem o branco em preto como foco.

 O museu Paço Imperial, no Centro do Rio

Fotos 2 e 3- colagem: Renata Tassinari à direita e Célia Euvaldo à esquerda

Renata Tassinari apresenta obras de grande porte e desenhos inéditos no Paço em comemoração das três décadas de sua primeira exposição. A mostra individual da colorista faz um recorte dos últimos dez anos de carreira com 16 trabalhos que ocupam duas salas do museu. São pinturas sobre superfícies acrílicas e cinco desenhos inéditos a óleo sobre papel japonês, produzidos nos últimos dois anos.

 Para a curadora Vanda Klabin, Renata desafia e transforma os limites do plano pictórico pela apropriação e deslocamentos de materiais industriais na superfície da tela. “A estrutura do seu trabalho se processa através de uma pluralidade de experimentações e reafirma uma atualidade ímpar no contexto da arte contemporânea brasileira”, resume.

Já Célia Euvaldo apresenta dois conjuntos de trabalhos – Colagens e Pinturas – realizados entre 2012 e 2015. Os elementos verticais estruturam os quadros, atravessando ortogonalmente as linhas horizontais. A tensão se dá pela oposição entre linhas pinceladas horizontais e linhas espatuladas verticais.

Sobre as obras apresentas, a artista resume: “As obras todas insinuam uma geometria, jamais plenamente cumprida. Os acasos, as imprecisões da mão também colaboram para o abrandamento, ou melhor, a não consumação da geometria.”

 

Renata Tassinari e Célia Euvaldo estão em cartaz no Paço Imperial até 28 de fevereiro.

O museu fica na Praça XV, 48, Centro e tem entrada franca. Horário de visitação durante o carnaval: fechado de sábado – terça. Reabre a partir de quarta normalmente (10 de fevereiro), das 14h até às 19h.