About Miami

by Lolo Amaral Peixoto

 

Nossa colunista convidada de hoje é a Heloisa Amaral Peixoto, galerista, consultora e diretora da galeria de arte H.A.P. Heloisa (mais conhecida como Lolo) aceitou o convite do A Cor da Casa para falar sobre a feira de arte contemporânea Art Basel, em Miami, que se aproxima. Confira abaixo!

 

Heloisa Amaral Peixoto Foto Escolhi em 1994, com a saudosa e querida Tomie Ohtake

Colecionadores, artistas, curadores e galeristas de todos os continentes andam se aquecendo para a grande semana Art Basel Miami com abertura na primeira semana de dezembro!

Realizando a sua 14ª edição, o evento que nunca reúne menos que 300 galerias internacionais, transforma a cidade sempre no último mês do ano na capital da arte, sendo acompanhada de 22 feiras satélites distribuídas entre as áreas de Miami Beach e Midtown Miami.

 

Art Basel em Miami Beach

 

No período de uma semana respira-se uma multiculturalidade de expressões artísticas e é necessário muito fôlego para acompanhar além da feira propriamente dita, o movimento criado por todos os eventos paralelos. São palestras, performances, aberturas de exposições, coquetéis e brunches além das visitas aos museus e as coleções particulares como a Margulies, Rubell , Cisneros-Fontanals e De La Cruz com sedes estabelecidas na cidade e que criam programações especiais para o período. E o Design vem caminhando junto…

Com uma imensa vocação para o mercado criativo, empreendedores e promotores de cultura locais entenderam que Miami deveria proporcionar igualmente um grande fórum global sobre design e arquitetura. Deste modo, ao longo de uma década, a Design Miami Fair vem se notabilizando a cada ano, na mesma semana da Art Basel, como o mais prestigiado e influente encontro internacional da área.

 

Reserve um tempo para visitar o Perez Art Museum Miami. O artista jamaicano Nari Ward residente em Nova York apresenta o seu “first major show”. O artista que vem se destacando na cena contemporânea atua em diversos suportes midiáticos e reúne nesta mostra seus vídeos, fotografias, esculturas, colagens, uma produção carregada de senso tático e visceral, suas fortes características.

 

Perez Art Museum Miami

 

by Nari Ward

Estando no PAMM, merece atenção especial uma área reservada para um recorte da coleção do casal Dennis e Debra Scholl (uma das mais conhecidas coleções contemporâneas da cidade). Com o título “No Bounderies: Aboriginal Australian Contemporary Abstract Painting” estão dispostas em três salas 46 surpreendentes pinturas selecionadas a partir de um conjunto de 400 obras produzidas por artistas aborígenes e pertencentes à coleção.

“No Bounderies: Aboriginal Australian Contemporary Abstract Painting”

Se tiver chance, assista a qualquer espetáculo do New World Symphony sentado no gramado do lado de fora do prédio como se estivesse num grande picnic noturno …não perca!

o gramado do New World Symphony

Em South Beach, na esquina da 10st com a Washington Avenue, uma bela surpresa lhe espera ao entrar no The Wolfsonian Museum. O curador Christian Larsen garimpou preciosidades para o seu projeto/exposição “Philodendron: From Pan American Exotic to Modernism”, pecas que você tem vontade de levar pra casa. A proposta da exposição que mistura botânica, arte, design e moda comprova de forma atraente que, ainda que distintas, as manifestações artísticas são sempre interdisciplinares. Passe na ótima lojinha do museu, compre uma lembrança, tome um café e aproveite!

Obra da carioca Claudia Jaguaribe na exposição “Philodendron: From Pan American Exotic to Modernism”