Brasil a Fora

Hoje nosso colunista convidado é Pedro Ariel, o diretor de relacionamento e conteúdo da Casa Cor Brasil, pela Editora Abril. Ele, que adora viajar e conhecer novos profissionais do ramo da arquitetura, decoração e design, rodou as mostras pelo Brasil e clicou aquilo que mais o chamou atenção. Para ele, descobrir novos talentos e poder divulgar o trabalho de jovens profissionais brasileiros, é algo que lhe traz muita satisfação.

Exemplo disso é o caso de Rodrigo Ambrósio, o designer que Pedro conheceu na Casa Cor Alagoas no ano passado. Rapidamente, Pedro trouxe o trabalho do jovem para o Design Weekend, em São Paulo, e em seguida, para a Feira de Milão, na Itália. Diretamente de Alagoas, Rodrigo – graças ao olhar aguçado de Pedro – ganhou visibilidade internacional. Este mês, foi até tema de uma bela matéria no site de uma das guruas do design internacional: Lii Edelkort.

Confira abaixo os detalhes clicados por Pedro em várias edições da Casa Cor em 2015:

 

CASA COR PARÁ

Encantador este arranjo de quadros com temática bem brasileira no Lounge Gourmet de Caíque Lobo. Também gosto da iluminação aconchegante e do jeito descontraído de todo o ambiente:

Os artefatos indígenas usados na decoração e, principalmente, o olhar da Índia na tela emociona na Sala de Leitura de Benedito Neto. Apesar do sotaque amazônico forte, o ambiente é extremamente contemporâneo e chique:

 

CASA COR CEARÁ

Racine Mourão é um mestre da elegância. No restaurante da mostra cearense, ele combinou cadeiras clássicas de Sergio Rodrigues com as imagens enigmáticas do fotógrafo Gentil Barreira:

A cabeceira da cama no quarto de Liane Alves causou um tititi em Fortaleza. Mas não é só isso: todo o quarto traz móveis elegantes e tons que vão do cinza ao verde-musgo. Um luxo!:

 

CASA COR ALAGOAS

A sala simples de Tiago Angeli e Ricardo Leão é uma das boas surpresas da mostra alagoana. A linha central para a qual convergem o piso e a parede de madeira atrai a nossa atenção. Toda a decoração está distribuída em função desta linha. Uma solução barata e de grande efeito:

A dupla Adriana Cavalcanti e Tácio Rodrigues usou a arte popular para recontar a história do Pecado Original em seu ambiente. O resultado é surpreendente:

CASA COR BAHIA

Os móveis italianos criam um contraste chique e interessante com o estilo art nouveau do Palacete das Rosas. Projeto de David Bastos:

 

As imensas janelas do Palacete das Rosas iluminam os espaços da mostra baiana. A dupla Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães soube tirar partido disso colocando este lindo vaso de Murando no móvel sob a esquadria:

CASA COR PERNAMBUCO

No Lounge Gourmet de Romero Duarte, chama a minha atenção a bem orquestrada combinação de móveis planejados com a arte pernambucana:

André Caricio criou um ambiente refinado, com um leve toque art decó, e encantou a todos. Os tons escuros e os móveis italianos garantem o requinte:

CASA COR RIO GRANDE DO NORTE

O arquiteto Renato Telles homenageou o jornalista e surfista Tito Rosemberg em seu living. A prancha confeccionada há mais de 40 anos pelo próprio Tito é uma das atrações do ambiente:

A atmosfera feminina da penteadeira com espelho de Leo Romano encanta no quarto da filha, assinado por Renata Santa Rosa: