Niterói Green

Visando investigar o morar do futuro, a Ampla, empresa da Enel Brasil, resolveu apostar em um projeto um tanto inovador. Para isso, convidou o escritório de arquitetura Arthur Casas que em parceria com a Prefeitura de Niterói, a Fundação Getúlio Vargas e a PUC-Rio, está  desenvolvendo um projeto que vai mudar os padrões de sustentabilidade no Brasil. A NO.V.A. (sigla para: Nós Vivemos o Amanhã) é uma casa de 375m2 que produzirá mais energia do que consome.

 

 

O projeto é inovador desde sua base: abriu um fórum virtual para receber ideias e colaborações para o projeto. O objetivo? Criar uma residência voltada para o consumo de recursos naturais. O resultado? Mais de 4 mil ideias submetidas ao site ou página do Facebok da NO.V.A., um verdadeiro case de crowdsourcing. Entre as melhores ideias, a sugestão de ter dentro da casa um espaço de co-working e um quarto independente voltado para alugueis de temporada, como o Airbnb. Ponto para a economia colaborativa!

 

 

Finalizada a obra, o espaço será utilizado pela Ampla para estudos de eficiência energética, além de funcionar como um “living lab”, testando novas experiências de consumo e convivência num modelo inédito. A casa será habitada por pessoas dispostas a colaborar com o projeto Nós Vivemos o Amanhã, que tem o objetivo de estudar o impacto da mudança de hábitos e da tecnologia no dia a dia.

 

Veja alguns dos pontos altos do projeto sustentável, que contará com uma tecnologia de ponta:

 

– Mecanismo que converte passos dos moradores em energia

– Painéis solares

– Turbinas eólicas

– A casa abre e fecha automaticamente conforme o clima para ajudar a regular sua temperatura interna

– Utiliza madeira com selo FSC

– Piso feito de concreto reciclado

– Telhado verde

 

 

Com isso, a NO.VA vai reduzir em até 85% o volume de resíduos e em 80% emissão de CO2 em relação a outra casa do mesmo tamanho. Tudo indica que será a primeira a concorrer o “Living Building Challenge”, selo internacional que certifica edificações que operam de forma limpa e responsável com o meio ambiente.

 

 

 

Para saber mais sobre esse projeto inovador, que já foi até apelidado de “ casa dos Jetsons”, visite o site da NO.V.A. e fique por dentro.