Fashion Mall promove debates com arquitetos da Casa Cor Rio

Às segundas, a Casa Cor Rio não abre… mas se não dá para percorrer os cerca de cinco mil metros quadrados de ambientes decorados, sobra tempo para saber um pouquinho mais sobre a Villa Aymoré e o #jeitocariocademorar. É que serão esses os temas de duas palestras promovidas pela Casa Cor Rio em parceria com o Fashion Mall.

A Villa Aymoré onde acontece a Casa Cor Rio 2015

As palestras acontecem na Livraria Cultura (no segundo piso do shopping) e serão mediadas pela jornalista Kika Gama Lobo. Na primeira delas, nesta segunda, a partir das 19h30, o tema é “Restauro e revitalização: Casa Cor na Villa  Aymoré”, com a participação dos arquitetos Ivan Rezende, Paulo Vidal (assessor do Instituto do Patrimômio Histórico Artístico Nacional), Aníbal Sabrosa e Flávio Kelner (ambos da Raf Arquitetura, escritório responsável pela restauração da Villa Aymoré). Eles vão falar sobre a importância da recuperação do patrimônio histórico do Rio e, em especial, do caso da Villa Aymoré que passou por um longo processo de revitalização ao longo dos últimos cinco anos.

O antes e depois de uma das casas da Villa Aymoré

Já na semana seguinte, no dia 28, o tema é o “Jeito carioca de morar”. Marca, e diferencial, da Casa Cor Rio ao longo de seus 25 anos de existência, esse jeitinho especial que só os cariocas têm será discutido por dois craques do Rio: Pedro Paranaguá e Márcia Muller. Dois antigos parceiros do evento. Pedro faz nesta edição sua 20ª participação com um ambiente colorido, jovem e tão feminino que só poderia estar mesmo numa casa carioca. Já Márcia, que não participa desta edição, fez na Casa Cor São Paulo deste ano o Estar Rio-São Paulo, levando para lá um pouquinho desse jeitinho carioca de decorar.


Ambientes cariocas: Home office da fotógrafa, de Pedro Paranaguá, na Casa Cor Rio e Estar Rio-SP, de Márcia Muller, na Casa Cor São Paulo.

E a parceria entre a Casa Cor Rio e o Fashion Mall não para por aí. Quem já foi ao evento, sabe… A saída é por um lounge decorado, em tempo recorde, por ninguém menos que Ivan Rezende, uma presença luxuosíssima nessa edição comemorativa dos 25 anos da Casa Cor Rio. O Bossa Nova Mall e o Fashion Mall Lounge ganhou recursos cenográficos como uma cortina de linho que ocupa todo o pé-direito do espaço, de um lado, e luminárias que parecem acender as janelas, do outro. Na parede do canto, a solução foi usar um adesivo criado por Silvia Girão que imita cobogós. Para complementar, o arquiteto ainda usou dois móveis criados por ele: os bancos Bandeirola e Floresta. Um charme!

E tudo isso em apenas três dias!  O espaço é dedicado aos dois shoppings cariocas da Saphyr. O Fashion Mall, que todo mundo conhece, e o novíssimo Bossa Nova Mall. Para quem ainda não sabe, os antigos prédios da Varig e da Vasp – ao lado do Santos Dummont – passarão a abrigar, em breve, o mais novo shopping carioca. Com vistas estonteantes para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar, o Bossa Nova será interligado ao aeroporto e terá cerca de 50 lojas.